PG assina convênio para construção de mais de 500 moradias

Serão construídos cinco conjuntos habitacionais no Vila Sônia e Imperador

6/2/2018

A Prefeitura de Praia Grande assinou na terça-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, convênio com o Estado para liberação de R$ 16 milhões por meio do Programa Casa Paulista, que serão utilizados, juntamente com recursos obtidos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, na construção de cinco conjuntos habitacionais na cidade, totalizando 588 unidades.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que os recursos obtidos viabilizarão a construção de novas moradias para famílias da Cidade. "Estamos viabilizando habitações de boa qualidade, com valores acessíveis, para nossos munícipes. A Prefeitura entrou com os terrenos (cerca de R$ 25 milhões), o Estado com R$ 16 milhões e governo federal, com R$ 95 mil por unidade (Total de R$ 55.860.00,00)."

Os empreendimentos habitacionais classificam-se como de interesse social e atenderão à famílias da faixa 1 (renda familiar de até R$ 1.800,00). Os conjuntos serão construídos nos Bairros vila Sônia e Imperador. São eles, respectivamente, os conjuntos residenciais Vila Sônia (152 unidades) e Imperador III e IV (128 unidades cada), V e VI (90 unidades cada), totalizando 588 moradias.

O Projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Sehab, sendo que para sua execução foram respeitadas as tipologias fornecidas (dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço), os limites da área dos terrenos e a legislação vigente, quer seja municipal, estadual ou federal, além das normas específicas do Programa Minha Casa Minha Vida. Contarão também com playgrounds, áreas de convivência e estacionamento.

Como ressaltou o titular da Secretaria de Habitação (Sehab), Antonio Eduardo Serrano, popularmente chamado Dr. Serrano, os futuros moradores serão famílias já cadastradas junto à Sehab. "Temos um cadastro socioeconômico habitacional com cerca de 13 mil inscritos. Ele será utilizado para seleção de famílias a serem beneficiadas nos empreendimentos imobiliários na Cidade, principalmente aqueles inseridos no programa Minha Casa Minha Vida. Para atender esta demanda habitacional de famílias sem casa própria, a Administração Municipal tem se esforçado e buscado inseri-las em planos habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida. Para isso vem negociando com a Caixa Econômica Federal e a iniciativa privada, a fim de que sejam desenvolvidos projetos habitacionais deste programa, na Cidade. É um trabalho que exige muito, tanto técnica como politicamente e graças ao empenho de toda a equipe da Sehab e da ação pessoal do prefeito Alberto Mourão, os resultados estão surgindo. Quem ganha é munícipe, que tem nesse trabalho a possibilidade da realização do sonho da casa própria", ressaltou.

Todas as ações, no que se refere aprovação de projetos e autorizações para execução destas obras já foram executadas. "A Sehab expediu um Atestado de Seleção para as empresas classificadas em primeiro lugar, que se responsabilizaram pela viabilização do empreendimento e sua contratação com o Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro autorizado, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. São elas as construtoras HE (Vila Sônia), onde serão construídas casas assobradadas, e Samed (Imperador), que construirá prédios (com térreo mais 4 andares cada). Os trabalhos devem ter início assim que todos os trâmites administrativos finalizem", explicou o secretário.