sábado
22 de setembro de 2018

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Seduc amplia número de lousas digitais para 774 unidades
Todas as salas de aula da rede municipal de ensino contam com a ferramenta
7/2/2018
 
Realidade em Praia Grande, as lousas digitais são uma das principais ferramentas utilizadas para o ensino dos mais de 53 mil alunos. Para o início do ano letivo, a Secretaria de Educação (Seduc) voltou a investir na aquisição destes equipamentos. Com isso, a Seduc começa 2018 com 774 unidades com sistema smart, 63 a mais que em 2017, quando 711 salas de aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental obtinham estes aparelhos.

O aumento na quantidade de lousas digitais se dá por conta da inauguração das EMs Roberto Francisco dos Santos (Educação Infantil), João Gonçalves (Joãozinho da Aviação) e Visconde de Mauá (ambas Ensino Fundamental) entregues em janeiro. Além disso, a ampliação na continuidade de atendimento, ou seja, alunos que passaram de nível escolar em unidades já existentes, como as EMs Governador Orestes Quércia e Albert Einstein, também foi outro fator para o crescimento.

Do total de 63 lousas instaladas, 36 foram nas duas novas escolas de Ensino Fundamental e 6 no prédio recém inaugurado para Educação Infantil. Os demais 21 equipamentos dizem respeito à ampliação de salas do Infantil I ao 9º ano. “Com o avanço tecnológico, cada vez mais cedo as crianças interagem com este tipo de mecanismo em casa. Por isso, o uso das lousas digitais auxilia na assimilação do conteúdo ensinado”, afirma a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida.

Em Praia Grande, cada sala de aula tem um kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touchscreen), um projetor de imagens e um computador interligado à lousa, possibilitando ao professor criar e apresentar o conteúdo por meio dos equipamentos. Além de chamar a atenção dos alunos, o aparelho amplia os recursos dos docentes com vídeos, músicas, gráficos e jogos didáticos virtuais utilizados como ferramentas para o aprendizado.

Essa nova forma de ensinar teve início em 2012, quando a Secretaria de Educação instalou as lousas digitais em todas as salas de informática das unidades de Ensino Fundamental. Depois, em 2014, a pasta municipal fez a ampliação no número destes equipamentos ao implementá-los em todas as salas de aula de turmas do 1º ao 9º ano e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ano passado, a Seduc realizou nova aquisição e levou os aparelhos para as escolas de Educação Infantil.

Praia Grande tem o status de ser uma das poucas cidades no Estado de São Paulo, e até mesmo no País, a trocar os antigos quadros negros e gizes por lousas digitais em todas as salas de aula da rede municipal de ensino. “Isso mostra como nosso Município está à frente quando o assunto é educação. Buscamos sempre oferecer as ferramentas ideais para que nossos alunos tenham um ensino de qualidade”, enfatizou Nanci Solano.

Na palma da mão – Nas salas de aulas de Ensino Fundamental, as lousas ganham a companhia de outra ferramenta tecnológica. Os tablets também são uma realidade em Praia Grande. A Secretaria de Educação distribuiu 2.240 equipamentos para atenderem os alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede, totalizando o fornecimento de 3.640 aparelhos.

Os equipamentos facilitam a dinâmica de ensino dos professores ao mesmo tempo em que despertam o interesse dos alunos. Cada unidade do Ensino Fundamental conta com 80 tablets que são utilizados em sala de aula. Com isso, os estudantes não precisam estar necessariamente em uma sala de informática para ter acesso a conceitos de computação.

Tradição – Mas o uso dos tablets não acabou com as tradicionais salas de informática. Elas ainda são uma realidade em Praia Grande. Destaque para os espaços existentes nas escolas de Educação Infantil. Com mesas educacionais do Sistema Positivos, alunos das turmas de Educação Infantil I e II aprendem por meio de jogos educativos que propõem um aprendizado de forma lúdica.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias