Praia Grande lança Concurso Cultural de Vídeos

Materiais devem ser inscritos até o dia 8 de agosto

11/6/2018

O lançamento do II Concurso Cultural de Vídeos da Secretaria de Trânsito (Setran) de Praia Grande reuniu educadores da Cidade. O evento ocorreu no dia 8, na sala de capacitações da Secretaria de Educação (Seduc). Os materiais precisam ser feitos por alunos do ensino fundamental e devem destacar a importância do respeito às normas viárias. As inscrições dos vídeos devem ser feitas até o dia 8 de agosto.

O objetivo do concurso é estimular nos adultos a reflexão acerca da influência de seus comportamentos inadequados no trânsito para a formação da conduta das crianças, evitando que se coloquem em situações de risco. E esse ano o concurso tem como finalidade ampliar a percepção de que se locomover com segurança no espaço público é direito de todos, por isso o tema é “Trânsito seguro se faz com cada um em seu lugar”.

A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito 2018, e o lançamento fechou simbolicamente o Maio Amarelo, mês destinado a atividades para orientar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo.

Podem participar do concurso alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino da Cidade. Os vídeos inscritos devem ser em MP4, com resolução mínima de 480pm, som estéreo e duração de 60 a 90 segundos. Assim como na edição anterior, será permitida a inscrição de apenas um vídeo por unidade escolar, que deve ser entregue na Seduc (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim), até dia 8 de agosto.

A seleção dos trabalhos acontecerá no mês de agosto e dentre os critérios de escolha estão criatividade, pertinência ao tema especificado e relação com os conceitos de mobilidade e de cidadania no trânsito. Os cinco melhores vídeos serão revelados em solenidade realizada no dia 24 de setembro. Os 1º, 2º e 3º colocados receberão troféus, e menções honrosas serão entregues ao 5º e 4º lugar. Além disso, todas as unidades escolares receberão uma placa de participação e os vídeos vencedores serão compilados em DVD e distribuídos às escolas participantes.

O agente de trânsito da Seção de Educação e Orientação da Setran, que realizou a apresentação do regulamento aos educadores, Cristiano Muniz, ressaltou a importância do concurso. “O objetivo é que os alunos se conscientizem e sejam agentes multiplicadores a fim de conscientizar os adultos e principalmente os pais, que são os que mais têm dificuldade de entender a importância de andar com segurança na rua”.

O chefe da sessão do ensino fundamental II, Israel Batista Oliveira, destacou que o intuito é atingir mais alunos na edição 2018 do concurso em comparação ao ano anterior. “Em 2016 já tivemos uma participação expressiva, com produções de mais de 200 crianças. Neste ano, o número deve ser ainda maior. Além disso, o concurso tira o aluno da rotina de teorias da sala de aula, aprendendo na prática com esse processo de produção dos vídeos”.

Regulamento – Com este lançamento oficial, desenhos animados feitos especialmente para o concurso serão transmitidos para as escolas de ensino fundamental da Cidade, através das lousas digitais, explicando detalhes sobre a ação. O regulamento completo pode ser conferido no site www.praiagrande.sp.gov.br, clicando no link “Estrutura de Governo”, “Secretarias”, “Trânsito” e “Programas/Projetos”.

Pesquisa – De acordo com a organização Safe Kids Worldwide, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de cinco a 14 anos em todo mundo. Os dados levantados mostram a necessidade de se adotar medidas para garantir a segurança de meninos e meninas ao transitarem no entorno escolar. As ações seguem preceitos da "Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)", da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito em todo mundo até 2020.