Empreendedorismo é debatido no curso de formalização e qualificação dos ambulantes

Aula de abertura reuniu cerca de 250 pessoas na segunda-feira (6)

7/8/2018

A abertura do Curso de Formalização e Qualificação dos Ambulantes realizado pela Prefeitura de Praia Grande reuniu cerca de 250 participantes na noite de segunda-feira (6), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Está é uma iniciativa inédita na Região Metropolitana da Baixada Santista. A capacitação é destinada aos profissionais aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin) da Cidade.

A vice-prefeita de Praia Grande assistiu a aula de abertura do curso e festejou o grande número de participantes. “O mais importante de tudo é que a mensagem da Prefeitura chegou para as pessoas. Nossa preocupação era o não entendimento da importância da participação. A legislação é recente e existe como obrigatoriedade para poder revalidar a autorização a participação no curso. Que as informações transmitidas aqui possam colaborar para melhorar cada vez mais o serviço de ambulante na Cidade”.

O destaque do primeiro dia do curso foi a palestra “Onde tudo começa. Seu negócio, seu futuro!”, que ficou a cargo do diretor da Divisão de Empreendedorismo da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) de Praia Grande, Armando Di André Comitre Rigo. Dicas de empreendedorismo e exemplos de pessoas que começaram do zero e hoje são empresários de sucesso fizeram parte do material passado aos participantes.

O palestrante fez ainda uma rápida abordagem sobre a história de Praia Grande e as fases que a Cidade atravessou. A viagem histórica passou pelas décadas de 70 e 80, além dos anos 90, quando teve início a transformação de Praia Grande e chegou até os dias atuais, com um Município referência em infraestrutura e que atrai cada vez mais grandes empreendimentos.

Comitre procurou também demonstrar aos ambulantes que participam do curso a importância da atividade que desenvolvem e que o produto que é oferecido aos munícipes e turistas pode ser melhorado de diversas formas. “Um atendimento diferenciado e a utilização de produtos de qualidade são fatores que colaboram para fidelizar e atrair mais consumidores. Esse curso propõe uma atualização para que essas pessoas exerçam suas funções com mais qualidade”, disse o palestrante.

Na plateia, olhares atentos a cada informação passada. Concentração, caneta na mão e anotações no caderno para não perder nada. Os cerca de 250 participantes da abertura do curso de Formalização e Qualificação dos Ambulantes aproveitaram ao máximo as dicas sobre empreendedorismo e elogiaram a iniciativa da Administração Municipal.

A ambulante Dalva Gama Rodrigues, que atua há 10 anos nesse ramo, afirmou que os consumidores serão beneficiados com isso. “Acho importante os temas que serão colocados em debate aqui, principalmente os voltados a saúde. Gosto muito da Praia Grande e assim ficamos por dentro de tudo, aprendendo mais”.

O também ambulante José Cardoso da Silva era outro que estava animado com o início das atividades. Morador do Bairro Mirim, está desde a década de 90 atuando neste atividade. “Lembro da época que eram as barraquinhas de madeira. Agora Praia Grande está linda. Tem muita gente que trabalha com materiais que não são bons. Com essas informações, isso vai mudar. A mercadoria tem que ser a melhor possível. Vai qualificar o trabalho”.

Curso - O curso terá duração total de 16 horas, divididas em oito módulos. São duas turmas. As atividades ocorrem em sua totalidade, a partir das 18h30, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, da Secretaria de Educação (Seduc), localizado na Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim.

Contato - A Prefeitura entrou em contato com os ambulantes aprovados no recenseamento, inclusive através de cartas entregues em mãos com protocolo de recebimento, para informar sobre a obrigatoriedade da participação nas atividades da capacitação.
De acordo com a legislação vigente para esta atividade no Município, os ambulantes devem ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas para convalidar a autorização da liberação da licença para trabalhar.

Organização - O curso terá palestras das secretarias municipais de Assuntos Institucionais (Seai), Urbanismo (Seurb), Cultura e Turismo (Sectur), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Profissionais do Sebrae encerrarão as atividades.

Telefone – Os participantes do curso podem obter informações junto a Sefin através dos telefones: 3496-2184, 3496-2236 e 3496-2043.

Confira a programação do curso para formalização e qualificação dos ambulantes:

Dias: 8 e 9 de agosto
Palestra: Código de postura, fiscalização e Procon – Seurb

Dias: 13 e 14 de agosto
Palestra: Qualificação para receptividade do turista – Sectur

Dias: 15 e 16 de agosto
Palestra: Segurança e Prevenção à Acidentes e Trânsito – Seasp/ GCM, Setran, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Dias: 20 e 21 de agosto
Palestra: Reciclagem e descarte adequado dos resíduos produzidos – Sema e Sesurb

Dias: 22 e 23 de agosto
Palestra: Manipulação, armazenamento de alimentos. Nutrição e receitas – Sesap/ Vigilância Sanitário

Dias: 27, 28, 29 e 30 de agosto