Curso de formalização e qualificação certifica 449 ambulantes

Encerramento do curso ocorreu na segunda-feira (3), no PDA

4/9/2018

Aos 58 anos, Manoel Alexandre dos Santos não parava de sorrir e acariciar o seu certificado de conclusão do Curso de Formalização e Qualificação de ambulantes realizado pela Prefeitura de Praia Grande. Ele era um dos 449 ambulantes que participaram das palestras após serem aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin) da Cidade. A solenidade de encerramento das atividades ocorreu na segunda-feira (3), no Palácio das Artes (PDA), Bairro Boqueirão. Durante o evento, a Administração Municipal confirmou a intenção de oferecer a estes profissionais novas capacitações.

Santos trabalha como ambulante em Praia Grande desde o final dos anos 80 e, atualmente, comercializa água de coco. Morador do Bairro Boqueirão, durante essas décadas atuando nesta área teve a oportunidade de acompanhar de perto todo o desenvolvimento do Município. Feliz por participar da primeira turma do Curso de Formalização e Qualificação, acredita que com o conhecimento adquirido terá totais condições de oferecer um serviço com mais qualidade para munícipes e turistas. “Estou muito feliz por ter concluído o curso. Todas as palestras foram muito interessantes e importantes. Quero poder participar de outras que a Prefeitura realizar”.

Renato Marçal de Santana era outro que estava empolgado com o certificado já em suas mãos. Residente no Ribeirópolis e atuando como ambulante há 15 anos, entendeu em uma das palestras que oferecer um produto diferenciado é fator determinante para atrair mais clientes. “Já sou uma pessoa animada para trabalhar, agora estou ainda mais motivado. Vendo castanha de caju, light e diet, inclusive. Pode pesquisar na internet, tenho página no Facebook e Youtube. Essas palestras foram ótimas. Aprendi bastante e agora vou colocar em prática”.

Curso - O curso teve duração de 16 horas, divididas em oito módulos. A organização dividiu os participantes em duas turmas. De acordo com a legislação vigente para esta atividade no Município, os ambulantes deveriam ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas para convalidar a autorização da liberação da licença para trabalhar.

A Prefeitura entrou em contato com os ambulantes aprovados no recenseamento, inclusive através de cartas entregues em mãos com protocolo de recebimento, para informar sobre a obrigatoriedade da participação nas atividades da capacitação.

Os destaques da programação do curso foram as palestras realizadas pelas secretarias municipais de Assuntos Institucionais (Seai), Urbanismo (Seurb), Cultura e Turismo (Sectur), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Sebrae. Os temas abordados foram definidos por terem relevância com a atividade de ambulante, como, por exemplo, empreendedorismo, manipulação e armazenamento de alimentos, qualificação para receptividade do turista e reciclagem e descarte adequado dos resíduos produzidos, entre outros.

O prefeito de Praia Grande participou do evento de encerramento das atividades. O Administrador Municipal analisou a evolução da Cidade desde o início dos anos 90 até os tempos atuais. “Praia Grande hoje conquistou respeito e um espaço de destaque no cenário nacional. Agora o Município precisa trabalhar para seguir aprimorando os serviços disponibilizados. Este curso tem esse objetivo. Quanto mais o profissional estiver capacitado melhor atenderá seus clientes. A Cidade e todos ganham com isso. A Prefeitura tem como meta incentivar esse processo e organizar novas ações como esta”.

Renovação – Os ambulantes que receberam o certificado de conclusão do curso estão aptos a realizar a renovação de sua licença. A Sefin iniciou este trabalho nesta terça-feira (4). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas, no Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim.