quinta-feira
23 de maio de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Manipulação de alimentos é tema de palestra para ambulantes
Evento faz parte do Curso de Formalização e Qualificação destes profissionais
22/11/2018
 
Ministrada por profissionais da Secretaria de Saúde (Sesap), foi realizada na quarta-feira (21), mais uma etapa do Curso de Formalização e Qualificação de Ambulantes desenvolvido pela Prefeitura, que teve como tema central “Manipulação, armazenamento de alimentos”.

Participam cerca de 600 profissionais aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin). O objetivo do curso é orientar e qualificar estes trabalhadores para que ofereçam serviços com cada vez mais qualidade para munícipes e turistas.

Na abertura das atividades o professor de Educação Física do programa Academia da Saúde Tiago Rosa fez uma breve explanação sobre a importância da prática regular de atividade física como auxiliar na prevenção de doenças e sobre o que é a Academia de Saúde. “O trabalho preventivo é fundamental para a saúde, agora e no futuro da pessoa. As academias de saúde de Praia Grande buscam transmitir essa mensagem e promover mudanças de hábito, justamente para inserir a atividade física na vida das pessoas, auxiliando-as na busca de uma melhor qualidade de vida. E todas as atividades são gratuitas”.

A nutricionista da Sesap Maria Cristina de Freitas Souza explicou aos participantes como lidar com os cuidados e higiene dos alimentos antes, durante e após o processamento dos produtos. A palestrante ressaltou que os cuidados com o acondicionamento correto e a higiene no preparo são fatores fundamentais para evitar a contaminação de alimentos.
“Estas ações devem ter atenção especial, afinal, um estabelecimento que não oferece as condições mínimas de higiene no preparo dos alimentos poderá trazer riscos à saúde dos consumidores. Por exemplo: o pessoal responsável pelo local de preparo deve seguir algumas regras para evitar qualquer tipo de contaminação: Lavar sempre as mãos depois de ir ao banheiro; Manter as unhas sem esmalte e aparadas; Não usar acessórios quando estiver manipulando os alimentos (brincos, pulseiras, anéis etc); Usar uniforme apropriado composto de avental, luvas e touca, se necessário máscaras; Lavar bem as hortaliças, legumes e verduras com água corrente e Manter os alimentos sob refrigeração adequada.

São ações simples, que até em casa devem ser feitas, e que fazem a diferença no que se refere a condições básicas de higiene”.

O ambulante do Bairro Melvi Anderson Pereira dos Santos explicou que o curso tem proporcionado novos entendimentos sobre seu trabalho: “me sinto valorizado. Tudo que tem sido apresentado neste curso tem um único objetivo, que é nos ajudar em nossas atividades. Estou aprendendo muitas coisas e já repassando para meu negócio”.

Há 4 anos estabelecido na praia do Bairro Guilhermina, o ambulante José Antônio Marques elogiou os palestrantes: “O conteúdo tem sido explicado de maneira fácil e simples, sem muita complicação e assim estou entendendo bem e aprendendo com o que estão apresentando. Tenho certeza que todos aqui estão compreendendo, procurando repassar o que aprendem para seus trabalhos e a partir desse aprendizado melhorando seu negócio.

Nós ganhamos conhecimento e nosso consumidor mais qualidade no atendimento e nos produtos oferecidos”.

Uma versão online do material estudado na capacitação também deverá ficar hospedada no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) para consulta.
Telefone – Os participantes do curso podem obter informações por meio do telefone: 3496-2184, 3496-2236 e 3496-2043.

Confira a programação do curso para formalização e qualificação dos ambulantes:
Dias: 26 e 27 de novembro
Palestra: Começar bem: Formalização e finanças – Sebrae
Dias 28 e 29 de novembro
Palestra: Noções de compra e fornecedores, qualidade de atendimento ao cliente – Sebrae.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias