segunda-feira
25 de março de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
PG investe recursos próprios e conta com moderno equipamento para zerar filas de exames
‘Saúde para Todos’ é a nova etapa da Ação Integrada de consultas e exames
13/12/2018
 
A Prefeitura de Praia Grande segue realizando importantes investimentos na área da Saúde. Uma nova etapa da Ação Integrada de consultas e exames de média e alta complexidade teve início na última semana na Cidade. Os atendimentos na moderna estrutura montada em três containers denominada ‘Saúde para Todos’ buscam diminuir as filas de espera e zerar a demanda reprimida que em muitos casos é de exames de responsabilidade dos governos Estadual e Federal.

O moderno equipamento está sediado no Espaço Alvorada, no Bairro Quietude, ao lado do Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues (Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº). A estrutura conta com consultórios totalmente aparelhados e até um centro cirúrgico para procedimentos mais complexos. Os espaços são projetados para dar o máximo de conforto possível para os profissionais que atuam no local e os pacientes que são atendidos.

No total, são 56 procedimentos entre consultas especializadas e exames que podem ser efetuados na estrutura. Destaque para ultrassonografia, tomografia, endoscopia, colonoscopia, mamografia, ressonância magnética, audiometria, além de testes ortopédicos e de visão, entre outros.

O ‘Saúde para Todos’ em Praia Grande faz parte do investimento de R$ 4 milhões que a Prefeitura está fazendo ao longo das etapas da Ação Integrada de consultas e exames de média e alta complexidade. O equipamento permanecerá na Cidade por seis meses de acordo com as diretrizes do chamamento público realizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade para o credenciamento de Serviços Técnicos Especializados.

“A Cidade tem como meta realizar milhares de consultas e exames e, desta forma, beneficiar pessoas que aguardam para efetuar esses procedimentos. Praia Grande tem ido além de seus deveres para dar resolutividade a questões deixadas em aberto por conta da falta de atuação de outras esferas”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Os exames que estão sendo realizados são voltados aos pacientes já cadastrados e que têm sua solicitação médica inserida no sistema pelas unidades de saúde do Município. A Sesap faz o contato com este munícipe e agenda o exame no ‘Saúde para Todos’’. No dia marcado, o paciente já deixa o local com o resultado do procedimento em mãos.

O titular da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, destacou que a moderna estrutura foi aprovada por todos os órgãos reguladores da área da saúde e dispõe de uma série de certificações. “Este tipo de equipamento atende as reais necessidades do Município. Trata-se de uma tendência no País a utilização dessas unidades móveis. O mais importante é que a Cidade está se empenhando em oferecer um atendimento de qualidade para os munícipes”.

O secretário comentou ainda que é importante explicar para a população que muitos desses exames já são realizados e que contam com prestadores de serviços credenciados. “Nesses casos, a Sesap está ampliando a oferta desses procedimentos, isso porque ocorreu um aumento da demanda”.

Queda - De acordo com a Sesap, na Cidade, somente no 2º quadrimestre de 2018, os exames realizados pelo Estado tiveram uma queda de, aproximadamente, 13% em relação ao mesmo período de 2017. Já nas consultas, a diminuição é ainda mais expressiva. São 26,5% a menos consultas médicas realizadas pelo governo estadual, o que acarreta em um aumento das filas de espera. “Por conta desta redução a Prefeitura de Praia Grande, com recursos próprios, atende às necessidades da população”, disse Suckow.

Sucesso – Nos últimos meses Praia Grande teve uma experiência positiva nesse modelo de atuação com este tipo de estrutura para serviços na área da Saúde. Foram beneficiadas cerca de 2 mil pessoas no mutirão de cirurgia de catarata na unidade móvel de oftalmologia, que ficou sediada no estacionamento do Hospital Municipal Irmã Dulce.

Absenteísmo – Um grave problema que a Sesap vem enfrentando há alguns anos é o alto índice de absenteísmo em consultas e exames. O secretário de Saúde pede à população que será agendada para os procedimentos no ‘Saúde para Todos’ que não deixe de comparecer na data e horário marcados. “Desta forma, o munícipe não tira a vez de outra pessoa que também está precisando. Temos procurado conscientizar as pessoas que essas faltas atrapalham todo fluxo de trabalho, além do desperdício de recursos municipais”.

Plano Municipal - As ações fazem parte também das metas do Plano Municipal de Saúde Pública 2018-2021, que prevê as principais prioridades na área para os próximos anos.






    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias