quarta-feira
16 de janeiro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Homenagens e promoções marcam solenidade de aniversário da GCM
Corporação praia-grandense completou 17 anos no dia 14
21/12/2018
 
Os 17 anos de atividades da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, completados no último dia 14 foram comemorados em grande estilo nesta sexta-feira (21) em uma solenidade no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Homenagens e a entrega das insígnias aos guardas promovidos para 2ª classe e para 4ª classe nível 1 marcaram a data.

A promoção dos guardas segue critérios do Plano de Carreira da categoria, implantado no início deste ano e muito desejado pelos integrantes da corporação. O benefício foi um dos avanços da GCM praia-grandense citados pelo prefeito Alberto Mourão durante a cerimônia. “Não tem como não viajar no tempo, quando em 1993 encontrei uma Guarda totalmente diferente da que temos agora. Pedi que fosse feito um estatuto, depois introduzimos o concurso com curso de preparação específico entre outros avanços. Hoje, conseguimos reduzir os índices de criminalidade expressivamente e pelo número de elogios que a Guarda Civil recebe tenho a certeza de que estamos no caminho certo”.

Para o secretário de Assuntos de Segurança, José Americo Franco Peixoto, todos os resultados alcançados ao longo dos anos estão diretamente ligados ao empenho de cada um dos guardas e também aos esforços da Administração Municipal em fazer os projetos acontecerem. “O mérito da promoção é de vocês. Mas quem ganha com tudo isso é a população, que pode desfrutar de bons momentos na Cidade cada vez mais com mais segurança”.

Mas a solenidade não ficou apenas nas felicitações. A entrega das insígnias por familiares aos guardas promovidos e as homenagens aos que mais se destacaram no ano de 2018 deram um tom de emoção ao evento. A guarda civil Luciane Vieira Rezende, promovida a 4ª classe nível 1 e também destaque por sua atuação na Guarda Ambiental, que o diga. Recebeu a insígnia do filho, Gustavo, que completou 18 anos também na sexta-feira e acabou de passar na primeira fase do concurso da GCM, que está em andamento. “Fico muito orgulhosa de ver ele querendo seguir os mesmos passos que eu. Incentivei que ele fizesse o concurso e sei que os valores da GCM poderão influenciar a vida dele positivamente, como aconteceu comigo. Esse é um momento muito especial”.

E até dois números musicais foram apresentados. Primeiro, a filha do comandante Edivaldo Pereira dos Santos, Julia da Silva Pereira, que subiu ao palco para apresentar uma canção, e depois o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, que ao violão também cantou duas músicas e ainda puxou o “Parabéns a Você”.

Ainda participaram da solenidade o secretário-adjunto da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Antônio Carlos Biazotto Filho; o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), Maurício Vieira Izumi; e o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo dos Santos Passos, o Reco.

História - Criada em 1969, quando era chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande passou por várias reformulações ao longo dos anos até que a Lei Complementar 269 fosse aprovada em 2001, dando uma nova estruturação à corporação.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com 347 homens e mulheres totalmente preparados para atuar nas ruas da Cidade tanto no patrulhamento preventivo quanto ostensivo, sendo considerada uma referência entre as corporações da região e até do Estado de São Paulo.

Novo concurso para a contratação de mais 80 guardas já está em andamento e os novos integrantes deverão compor a corporação ainda no primeiro semestre de 2019, após a realização de curso de formação.



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias