domingo
16 de junho de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
“Creche do Idoso” oferece atenção e respeito aos atendidos e suas famílias
Diferente da internação, serviço do proporciona lazer sem esquecer do convívio familiar
25/1/2019
 
A idade avançada pode trazer dificuldades para realizar atividades simples como andar, comer, trabalhar, entre outras coisas. Nesta hora a família se vê numa situação de dúvida: largar o emprego para dedicar atenção integral ao idoso ou interná-lo em uma casa de repouso?

Pensando nisso, desde 1997, a Prefeitura de Praia Grande disponibiliza gratuitamente uma alternativa benéfica para o idoso e seus familiares, sem a necessidade de retirá-lo do convívio familiar e ainda permitindo que os parentes possam trabalhar normalmente. Trata-se do Centro Dia (conhecido como Creche do Idoso), que serviu até de modelo para o Governo Estadual instalar o serviço em outras cidades de São Paulo e até fora do Estado.

O Centro Dia, inicialmente, atendia a necessidade de 6 famílias que precisavam do serviço, já que não tinham interesse em colocar seus idosos em abrigos e apenas necessitavam que fossem cuidados durante o dia, de 2ª à 6ª feira, enquanto iam para o trabalho.
Devido ao sucesso da iniciativa, aos poucos, o número de vagas foi ampliado e hoje atende cerca de 100 idosos, na casa dos 80 anos, distribuídos em seis unidades, nos bairros Guilhermina, Tupi, Antártica, Samambaia, Caiçara e Solemar.

Rotina - Quando chegam, pela manhã, tomam café e depois começam a fazer diversas atividades como jogos de cartas, ginástica, aulas de canto e de bordado. Tudo respeitando o limite e a vontade de cada um. No almoço, todos se reúnem à mesa para fazer a refeição. Antes de irem embora, no fim da tarde, ainda recebem mais um lanche.

O programa é realizado pela Secretaria de Assistência Social (Seas) de Praia Grande, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município. Ao longo do mês, os idosos ainda recebem visitas de voluntários que promovem tardes de beleza, palestras e outras atividades.

Para atendimento no Centro Dia, familiares dos idosos participam de uma entrevista, quando é feita uma análise da situação social da família e uma avaliação das condições de saúde do candidato.

Primeiro lugar - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias