domingo
16 de junho de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Conselho aprova protocolos de saúde
Evento ocorreu na terça-feira (26), na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi
26/3/2019
 
A uniformização da qualidade em conjunto com a agilidade dos serviços foram alguns dos temas debatidos durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde (Comusa). O encontro ocorreu na manhã de terça-feira (26), na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi.

Ao longo da reunião, foram apresentados e aprovados dois protocolos. Um sobre o Protocolo de Encaminhamento da Atenção Primária para Otorrinolaringologia, exposto pelos médicos residentes João Alfredo Carodin, Raissa Miwa Takeda e Luana Guastin. O outro foi sobre o protocolo de Condutas de Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família e Comunidade, exibido pela enfermeira Desirée Araújo Dantas.

De acordo com o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo França Gomes, explicou que o protocolo de Otorrinolaringologia ampliará o diálogo tanto da Atenção Básica, que são os cuidados primários como forma de intervenção precoce, potencializando essa intervenção ou mesmo evitando a sua necessidade, quanto da especialidade, que é um ramo da prática médica em um grupo definido de pacientes, doenças, habilidades.

“Os casos mais simples serão tratados pela Atenção Básica e os mais complexos serão analisados pelos especialistas, seguindo os protocolos de saúde da Cidade”, explica França.

O presidente do Comusa, Antonio Pio Neto, explicou que as reuniões são de suma relevância porque nelas são consentidos e formatados os protocolos, serviços que ajudam na saúde da população.

Também foram aprovados o calendário de reuniões e o relatório anual de gestão. As reuniões do Comusa a partir de abril serão às quartas-feiras sempre às 9 horas, na Casa dos Conselhos, um importante equipamento desenvolvido para abrigar todos os conselhos municipais, além de incentivar a participação popular, estreitando as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

Sede - A Casa dos Conselhos está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias