segunda-feira
22 de julho de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Comusa realiza Pré-Conferência de Saúde
Reunião extraordinária ocorreu na quarta (10) na Casa dos Conselhos
12/4/2019
 
O acesso à informação em âmbito regional e estadual do sistema de regulação de vagas, a criação de ferramenta para a avaliação do desempenho de recursos regionais, dentre outros itens permearam as propostas da Pré-Conferência de Saúde, que foi realizada na última quarta-feira (10), pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa), no Bairro Tupi. A ação teve como tema nacional “A consolidação do SUS para a manutenção do Direito à Saúde”. No total, serão enviadas 16 propostas para a Conferência Regional de Saúde, que ocorre no dia 16 de maio, em Santos.

Ao longo da reunião do Comusa, o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo França Gomes, juntamente com os outros conselheiros explanaram sobre as diversas propostas dentro dos quatros eixos: O papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à saúde; A função reguladora do Estado na estruturação do SUS; A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento; Participação Social, Cidadania, ética, direitos e deveres para emancipação do coletivo.

“A pré-conferência é muito importante para toda a sociedade, um bom exemplo foi que na 7 ª Conferência Estadual onde conseguimos levar as propostas e a voz do povo se fez presente, porque três das nossas propostas enviadas foram aceitas e hoje estão em vigor”, ressaltou França Gomes.

Desta forma, o presidente do Comusa, Antônio Pio Neto, reiterou a relevância do órgão no fomento das políticas públicas aplicadas na Região Metropolitana da Baixada Santista e no Estado. “O Comusa é de máxima importância, nós levamos as propostas da Cidade para serem discutidas de forma regional. Conseguimos que três propostas da última conferência que foram aceitas entrassem em vigor. Uma delas é maior rapidez no atendimento do Samu, Ampliação do programa Mais Médico e a Implantação do Serviço de Hemodiálise no Litoral Sul, com isso, conseguimos instituir a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva, a Nefro PG”, salientou o presidente.

Agora, a próxima etapa é levar as 16 propostas para a etapa regional, por isso 20 representantes da Cidade estarão na Conferência, que ocorrerá em Santos, e de lá sairão os delegados para etapa estadual, que ocorre de 7 a 9 de junho, em local ainda a ser definido, e o último passo será a 16ª Conferência Nacional que acontece de 4 a 7 de agosto.

Casa dos Conselhos – As reuniões do Comusa são realizadas na Casa dos Conselhos, um importante equipamento municipal. É por meio dele que são formuladas as políticas públicas com a participação direta da população em vários segmentos como: escolas, alimentação, pessoa com deficiência, idosos, mulher, meio ambiente, turismo entre outros.
As reuniões são abertas a participação popular e acontecem sempre na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi - no prédio da Vivência Tupi. Para saber o cronograma e participar bastar ligar no telefone: (13) 3496-5376.



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias