quinta-feira
23 de maio de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Palestra em Praia Grande aborda importância do Cadastur
Inscrição gera benefícios como linha de financiamento aos cadastrados
6/5/2019
 
Praia Grande realiza na próxima semana (dia 14) uma palestra para falar sobre a importância dos prestadores de serviços turísticos se inscreverem no Cadastur (sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor). O evento acontece no Palácio das Artes, às 19 horas, e terá como palestrante convidado o bacharel em Turismo e guia com certificações nacionais e internacionais Renato Marchesini. A entrada é gratuita.

Na palestra, Marchesini abordará os motivos da necessidade de inscrição e as vantagens oferecidas aos estabelecimentos regularmente cadastrados. Entre os benefícios estão: linhas de financiamento específicas ao turismo, a possibilidade de participar de feiras, eventos e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur.

Além disso, o estabelecimento inscrito passa a ter a possibilidade de ser encontrado pelo próprio turista no site do Cadastur, como conveniado e cumpridor das leis vigentes e regulamentadas pelo setor. O estabelecimento recebe ainda um certificado e selo do programa.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, a inscrição dos setores obrigatórios e opcionais auxilia também o Município. “Com o cadastro dos estabelecimentos municipais, nós conseguimos repasses estaduais e federais para ações turísticas na Cidade”, conta o responsável da pasta.

O secretário complementa dizendo que os funcionários da Secretaria estão realizando visita aos estabelecimentos desde a última sexta-feira para auxiliar no cadastro e informações aos interessados. A ação segue até o dia 28 de junho.

COMO E QUEM DEVE SE CADASTRAR – Realizado até o ano passado de forma presencial na Secretaria de Turismo estadual, agora o cadastro é feito online pelo site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-prestador/inicio. A iniciativa visa desburocratizar e agilizar o processo de inscrição.

Obrigatoriamente os setores a seguir devem manter seu cadastro regular: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel histórico, pousada), meios de hospedagem – cama e café (somente para MEI), agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

O caráter opcional fica para bares, restaurantes, cafeterias, locadoras de veículos, casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, empreendimentos de apoio ao turismo náutico, entre outros.

O PALESTRANTE – A palestra da noite do dia 14 será de Renato Marchesini. Ele é bacharel em Turismo, pós-graduado em Ecoturismo, Gestão Pública, além de Esportes e Atividades Inclusivas para Pessoas com Deficiência. O palestrante está cursando pós-graduação em História e Cultura do Brasil Contemporâneo e é Guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais (Ecoturismo) pelo Ministério do Turismo.

Marchesini presta serviços para diversas empresas do trade turístico, com a realização de palestras, elaboração de roteiros, gestão de projetos turísticos, ambientais e base comunitária, entre outros.

ENDEREÇO – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias