Palestra em Praia Grande aborda importância do Cadastur

Inscrição gera benefícios como linha de financiamento aos cadastrados

6/5/2019

Foto Indisponivel

Praia Grande realiza na próxima semana (dia 14) uma palestra para falar sobre a importância dos prestadores de serviços turísticos se inscreverem no Cadastur (sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor). O evento acontece no Palácio das Artes, às 19 horas, e terá como palestrante convidado o bacharel em Turismo e guia com certificações nacionais e internacionais Renato Marchesini. A entrada é gratuita.

Na palestra, Marchesini abordará os motivos da necessidade de inscrição e as vantagens oferecidas aos estabelecimentos regularmente cadastrados. Entre os benefícios estão: linhas de financiamento específicas ao turismo, a possibilidade de participar de feiras, eventos e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur.

Além disso, o estabelecimento inscrito passa a ter a possibilidade de ser encontrado pelo próprio turista no site do Cadastur, como conveniado e cumpridor das leis vigentes e regulamentadas pelo setor. O estabelecimento recebe ainda um certificado e selo do programa.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, a inscrição dos setores obrigatórios e opcionais auxilia também o Município. “Com o cadastro dos estabelecimentos municipais, nós conseguimos repasses estaduais e federais para ações turísticas na Cidade”, conta o responsável da pasta.

O secretário complementa dizendo que os funcionários da Secretaria estão realizando visita aos estabelecimentos desde a última sexta-feira para auxiliar no cadastro e informações aos interessados. A ação segue até o dia 28 de junho.

COMO E QUEM DEVE SE CADASTRAR – Realizado até o ano passado de forma presencial na Secretaria de Turismo estadual, agora o cadastro é feito online pelo site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-prestador/inicio. A iniciativa visa desburocratizar e agilizar o processo de inscrição.

Obrigatoriamente os setores a seguir devem manter seu cadastro regular: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel histórico, pousada), meios de hospedagem – cama e café (somente para MEI), agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

O caráter opcional fica para bares, restaurantes, cafeterias, locadoras de veículos, casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, empreendimentos de apoio ao turismo náutico, entre outros.

O PALESTRANTE – A palestra da noite do dia 14 será de Renato Marchesini. Ele é bacharel em Turismo, pós-graduado em Ecoturismo, Gestão Pública, além de Esportes e Atividades Inclusivas para Pessoas com Deficiência. O palestrante está cursando pós-graduação em História e Cultura do Brasil Contemporâneo e é Guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais (Ecoturismo) pelo Ministério do Turismo.

Marchesini presta serviços para diversas empresas do trade turístico, com a realização de palestras, elaboração de roteiros, gestão de projetos turísticos, ambientais e base comunitária, entre outros.

ENDEREÇO – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão.