quarta-feira
13 de novembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Projeto Time do Emprego proporciona o autoconhecimento a moradores da Casa de Estar
Programa que tem como meta a inserção ou retorno ao mercado de trabalho
22/8/2019
 
O Time do Emprego de Praia Grande oportunizou os conhecimentos de habilidades e competência aos participantes. O programa é uma parceria do Estado com a Administração Municipal, por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), e tem como proposta o aperfeiçoamento dos alunos para o mercado de trabalho e contou durante o mês de agosto com a participação de cinco moradores da Casa de Estar Ferdinando Alves de Oliveira, situada no Bairro Vila Sônia, e que faz dos programas da Secretaria de Assistência Social (Seas).

O Time do Emprego é um programa que tem como meta a inserção ou retorno dos participantes ao disputado mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, a Casa de Estar tem como objetivo a reintegração de pessoas em situação de rua, auxiliando-as a recuperando-as e fazendo com que elas se sintam novamente parte da sociedade.

Ao longo de duas semanas, os participantes receberam orientações de técnicos devidamente qualificados sobre como elaborar um currículo atrativo, como se portar em uma entrevista de emprego e também noções de empreendedorismo, além de serem incentivados a conhecerem a si mesmo, mostrando suas habilidades e competências, estabelecendo metas de trabalho e de vida, para que tenham sucesso na procura por uma colocação no mercado de trabalho.

Um dos participantes, Artur*, ressaltou que os funcionários da Casa de Estar apresentaram-lhe o programa do Time do Emprego como forma de manter-se atualizado as tendências do mercado de trabalho. “É muito importante esse aprendizado que estou tendo, além disso com uma turma mista de jovens e adultos, nós podemos trocar experiências e somar conhecimentos. Os jovens não dão forma para continuar nossas vidas e não os incentivamos a lutar por um espaço no mercado de trabalho”, comentou o morador.

Outra integrante do curso, Raquel*, explicou que se sentiu lisonjeada por participar do Time do Emprego. “Estou sendo muito acolhida por esses jovens, ele tem sonho e essa energia que eles têm é transmitida para todos nós. Agora, estou me sentindo viva e falo para eles o quanto estudar é importante, se eu tivesse a oportunidade de como muitos jovens têm agora, eu agarraria com unhas e dentes. Não vejo a hora de voltar a trabalhar para ter minha autonomia. Como dizem o trabalho edifica o homem”, comentou.

“Muitas pessoas procuram o programa atrás de emprego. Eu procuro além de uma oportunidade no mercado, conhecimento para abrir a mente, conhecer novas pessoas e outras culturas. Na Casa de Estar sempre sou incentivado, os funcionários não nos deixam para baixo, eles vêm e conversam e nos animam novamente, para trilhar o melhor caminho”, enfatiza Sergio*.

A facilitadora do Time do Emprego, Rosilene Nascimento, ressaltou o empenho dos moradores da Casa de Estar no projeto. “Eles sempre chegaram no horário, os cinco juntos, um ajudando o outro. Estavam muito interessados em aprender novas coisas e me ensinaram muito. Saio renovada com essa turma, aprendi muito e todos estão aptos ao mercado de trabalho. Torço para que todos consigam alcançar suas metas”, completou a facilitadora.

Ainda há vagas – O programa Time do Emprego de Praia Grande conta com 1.000 vagas. As atividades ocorrem durante todo ano e uma nova turma começara na próxima segunda-feira (26). Para fazer a inscrição basta comparecer na sede da Subjuve, localizada na Rua Xavante, n° 51, 1° andar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, com os seguintes documentos: RG e CPF. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 3496-5684.

Ações para a Juventude e família – Praia Grande segue desenvolvendo diversas inciativas e políticas públicas para os jovens e para seus familiares, por meio de parcerias entre secretarias municipais e órgãos governamentais como: Semana do Hip Hop, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera), dentre outros.

*Os nomes dos entrevistados foram trocados para preservar a imagem das pessoas em situação de rua.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias