quarta-feira
13 de novembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Feira do Estudante: ônibus com atividades de Ciências agita jovens
Iniciativa ocorre no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude
25/9/2019
 
Um ônibus com atividades de Ciência, que explica a história da eletricidade, atraiu mais de 600 alunos ao longo dos três dias da IV Feira do Estudante, evento organizado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) em parceria com as demais pastas municipais. O evento já é apontado como o maior do setor na Região, isso porque a estimativa é que mais de 20 mil pessoas visitem a feira.

O professor de Física Rogério Felício do Padro, que é um dos monitores do ônibus do Grupo Ciência em Show explicou que o veículo conta a história da eletricidade, desde os tempos mais remotos até a atualidade, apresentando aos jovens o gerador Van Graaf, equipamento que funciona com base na eletrização por atrito e que foi criado em 1929; a pilha de volta ou pilha voltaica, que foi a primeira bateria que podia continuamente prover uma corrente elétrica a um circuito. Foi inventada por Alessandro Volta, que publicou seus experimentos em 1799; a máquina eletroestática, que é um dispositivo mecânico que produz eletricidade estática. Normalmente desenvolvem tensões elevadas com baixa corrente elétrica, dentre outros aparelhos.

O professor salienta que os alunos têm muita curiosidade em saber como é o ônibus por dentro e que quando acabam passando pelo ônibus, eles têm outra percepção do que é a ciência. “Aqui eles acabam vendo a ciência em prática e participando das experiências. Os jovens saem daqui com uma outra visão sobre química e física”, relatou o professor.

O estudante Luiz Gustavo Magalhães visitou o ônibus e disse que foi fantástico aprender sobre Ciências. “Eles são muitos dinâmico e assim nós aprendemos melhor sobre ciências, é diferente e ensinam de uma forma divertida, e isso é muito bom”, comentou o estudante.
A jovem Ana Júlia da Anunciação, que participou da experiência com o gerador Van Graaf e ficando com o cabelo arrepiado adorou participar da experiência. “Eu fiquei com um pouco de medo de participar da experiência, mas adorei, eles acabam deixando você calma”, comentou a jovem.

Ações para a Juventude – Praia Grande segue desenvolvendo diversas inciativas e políticas públicas para os jovens e para seus familiares, por meio de parcerias entre secretarias municipais e órgãos governamentais como Semana do Hip Hop, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera), dentre outros.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias