sábado
7 de dezembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Cerca de 25 mil pessoas visitam a IV Feira do Estudante
Evento levou informações sobre profissões aos jovens da Cidade e da região
26/9/2019
 
A IV Feira do Estudante de Praia Grande atraiu cerca de 25 mil pessoas durante todo o evento, que ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude. Coordenado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), com apoio de várias pastas municipais, a feira apresentou os cursos técnicos e universitários existentes na Região.

O evento está ligado ao Festival da Juventude, realizado durante todo mês de setembro, e que teve início com o Praia Games e se encerrará no próximo final de semana com o Festival de Esportes Radicais (FERA), nos dias 28 e 29, das 12 às 22 horas. Devido ao sucesso de público no ano passado, os eventos este ano ocorreram no Pavilhão Jair Rodrigues, situado na Rua Savério Fittipaldi, s/nº, Bairro Quietude.

O prefeito Alberto Mourão compareceu ao evento e ouviu as solicitações e elogios dos estudantes sobre o evento. Ele ressaltou a importância da escolha de uma profissão para os estudantes do Ensino Médio. “Na Feira, os jovens puderam ter contato com diversos cursos e decidir qual curso irá abraçar assim que concluir o Ensino Médio”, ressaltou o prefeito.

O coordenador de assuntos regionais do Estado de São Paulo, Cássio Navarro, também esteve no evento e elogiou a Administração Municipal pela infraestrutura e organização oferecida aos visitantes do espaço. “Praia Grande está sempre inovando e olhando pela juventude. Esse evento poderá ser visto como modelo para outros municípios e regiões do Estado. Acredito que essa feira não é só para os estudantes de Cidade, mas passou a ser um evento metropolitano, pois pude ver que várias pessoas de outros municípios compareceram ao evento”.

Um grupo de estudantes de São Vicente veio de ônibus particular prestigiar o evento. De acordo com a sócia da escola, a professora Roberta de Morais, a visita dará aos alunos uma nova visão sobre as profissões. “Eles ainda estão no Ensino Fundamental, mas acreditamos que esse contato com as profissões será agregado a nossa metodologia de ensino”, disse a professora.

Ao longo da visitação os estudantes de São Vicente conheceram o ônibus do Grupo Ciência em Show, que conta um pouco da história da eletricidade e os alunos demonstraram conhecer bastante sobre as matérias química e física e ainda participaram de algumas experiências. Este foi o caso da estudante vicentina, Giovanna Almeida, que estava com a escola visitando o evento.

Ela participou da experiência com o gerador de Van Graaff, que é uma máquina eletrostática com uma esfera que fica eletrizada. Quando em contato com o corpo humano, faz com que a pessoa fique eletrizada e a força elétrica empurra os cabelos para cima. Quem entrar em contato com pessoa que está com a mão sobre o gerador, acaba levando um leve choque.

A estudante disse a visita foi muito interessante pois ela pode conhecer várias faculdades da Região e os cursos que são oferecidos por elas. “Eu gostei muito da Feira, vou aproveitar os conhecimentos recebidos aqui para o trabalho que tenho de fazer para escola na feira de ciência”, comentou a estudante.

A jovem estudante Isabella Nascimento de Assis Vecchini visitou diversos estandes da feira e está pensando em cursar Direito. Esse é o segundo ano que ela visita a feira e garante que sua vida mudou depois disso. “Eu descobri diversos cursos gratuitos oferecidos por Ongs da Cidade e cursei logo após a feira. Agora já estou focando em fazer um curso universitário”, contou a jovem.

A Administração Municipal disponibilizou para o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA) um estande no qual as ongs deste segmento puderam apresentar os projetos desenvolvidos na Cidade aos estudantes, como trabalho de orientação social, cursos gratuitos e até oportunidade de emprego como jovem aprendiz.

A vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo, também visitou a feira e conversou com os expositores sobre as diversas oportunidades oferecidas para os estudantes. “A feira aproxima as instituições dos jovens que têm o sonho de cursar o ensino superior e mostra a eles as diversas possibilidades e diferentes profissões. Os estudantes acabam descobrindo sua vocação profissional”, comentou a vice prefeita.

Segundo o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, a Feira superou as expectativas. “É muito bom ver o jovem ocupando o seu espaço e se tornando protagonista de sua história. A Feira tem o objetivo de aprofundar o jovem na profissão que ele quer seguir num futuro próximo e acredito que atingimos o objetivo”, salientou Schell.

Ações para a Juventude – Praia Grande segue desenvolvendo diversas iniciativas e políticas públicas para os jovens e para seus familiares, por meio de parcerias entre secretarias municipais e órgãos governamentais como: #JuventudePG, Semana do Hip Hop, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera), dentre outros.







    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias