Central telefônica de combate ao coronavírus já realizou mais de 900 atendimentos

Serviço é realizado diariamente pelos telefones 162 e 3496-2281

26/3/2020

A central telefônica implantada pela Prefeitura de Praia Grande, que está realizando atendimento voltado a orientação, triagem e enfrentamento ao coronavírus, já realizou 928 atendimentos. Os munícipes podem buscar informações através dos telefones 162 e 3496-2281. O funcionamento ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8 às 22 horas.

A Administração Municipal tem como meta ampliar o serviço e iniciar o funcionamento nos próximos dias de novos polos de atendimento com mais profissionais atuando. Os trabalhos na central telefônica são coordenados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense.

Os números comprovam o sucesso da ação. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (23). Do total de munícipes atendidos, foram agendados 80 atendimentos para as Usafas e outras 29 encaminhadas para unidades do setor de Urgência e Emergência da Cidade. O serviço é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Sesap. Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.

Na prática, por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contagio do covid-19. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde, o que pode causar aglomeração e até infectar alguém que está apenas com sintomas de uma doença de menor gravidade.

Outra ação importante neste sentido utiliza a tecnologia como ferramenta. A população pode baixar no smartphone o aplicativo Coronavírus SUS, onde existe a possibilidade da realização de uma auto-avaliação do estado de saúde.

Ouvidoria – Os cidadãos podem continuar registrando suas manifestações na Ouvidoria Municipal através do atendimento eletrônico que funciona 24 horas, no site da Prefeitura (praiagrande.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de smartphone Android e IOS, que se encontra com o nome Ouvidoria Praia Grande.