Brasão de Praia Grande  

domingo
18 de abril de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
PG ganha modernos restaurantes na orla da praia
As duas primeiras unidades foram entregues neste final de semana (dias 26 e 27)
27/12/2020
 
A orla de Praia Grande tem novas atrações. Os dois primeiros quiosques no estilo de restaurantes sediados no calçadão foram entregues neste final de semana (26 e 27). No total, a Cidade terá 18 unidades deste tipo. Com conceitos arquitetônicos modernos e cardápios contemporâneos assinados, inclusive, por chefes internacionais, os espaços prometem rapidamente cair no gosto de moradores e turistas.

Outro destaque fica por conta da questão relacionada ao desenvolvimento econômico de Praia Grande. Cada unidade desta será responsável pela criação de cerca de 60 empregos diretos, além de outras dezenas de indiretos. Em uma conta rápida, é certo dizer que os novos quiosques em formato de restaurantes resultarão em milhares de oportunidades de trabalho na Cidade.

“Praia Grande investiu em infraestrutura em todos os bairros nos últimos anos. Isso fez com que novas empresas e investidores viessem para Cidade. Consequentemente, nova vagas de emprego foram criadas. Com os novos restaurantes na orla da praia a história se repete. Investir no turismo reflete em geração de renda. São unidades modernas que colocam o Município em outro patamar no que diz respeito ao oferecimento destes serviços para munícipes e turistas”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

A primeira unidade inaugurada foi o Lounge Beach, no Bairro Guilhermina, na noite de sábado (26). O espaço fica na Avenida Castelo Branco, altura da Avenida Guilhermina. Muitas pessoas que caminhavam na orla aproveitaram e oportunidade e registraram o momento com diversas fotos do local.

Já neste domingo foi a vez da inauguração do Quintal do Espeto, também sediado no Guilhermina, mas na altura da Rua Nicarágua. As construções dos outros 16 restaurantes seguem em ritmo acelerado e deverão ser concluídas em breve.

“Praia Grande está se destacando no Litoral e é uma cidade que segue em franco desenvolvimento. Ninguém sabe onde isso vai parar, o Município tem alto potencial de expansão. Esse foi um dos motivos que trouxe o Quintal do Espeto, que nasceu em São Paulo, para Praia Grande. Além disso, trata-se de um formato novo de operação na orla da praia, com atendimento dentro restaurante, em um deck e ainda um serviço também na areia”, comentou a sócia do empreendimento, Carla Azevedo de Castro.

Projeto - A inauguração dos novos restaurantes, empreendimentos particulares possíveis através de concessões oriundas de processo licitatório que seguiu toda a legislação atual vigente, faz parte da nova fase da reurbanização da orla praia-grandense. As unidades entram no lugar dos antigos quiosques.

O projeto dos quiosques no estilo de restaurantes tem por objetivo modernizar e tornar os locais ainda mais atrativos aos clientes e, desta forma, incrementar o turismo e a atividade econômica do Município, além de valorizar os estabelecimentos com a criação de uma grande estrutura para comércio e prestação de serviços. Os módulos destinados ao comércio na orla marítima contam com uma área total de 541 m², sendo a área construída de 214,00 m², a faixa de exploração na areia de 270,90 m² e as rampas de acesso à praia de 56,80 m².

História - Nos anos 90, com a reformulação da orla da praia, um novo projeto urbanístico permitiu que os proprietários das barracas pudessem, por meio de concessão, exercer suas atividades em quiosques padronizados, por tempo aproximado de 20 anos, não sendo permitido realizar transferência do bem. Mas não foi o que ocorreu. Muitos permissionários transferiram os espaços e outros deixaram de trabalhar.

Em 2008, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública que resultou em um termo de acordo judicial (TAC) que determinou a realização de licitação para o uso desses espaços. Em 2015, os "quiosqueiros" participaram de uma reunião com a Administração Municipal, na qual foram informados sobre a obrigatoriedade da realização da licitação.

Em 2017, com a assinatura de termo de adesão, a União transferiu para o Município as autorizações para realização de eventos esportivos e culturais, assim como a instalação de quiosques nas praias e/ou orla da Cidade. Com isso todas as ações necessárias para a execução do projeto foram concluídas. Assim, obedecendo ao que fora acordado com o Ministério Público, a Prefeitura realizou a licitação dos 18 espaços.




    página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias