Paulistas conquistam 44 medalhas e título do atletismo

Último dia de competições ocorreu neste domingo (27)

27/5/2007

Eli Carlos Vieira, sob supervevisão do jornalista Pedro Sbravatti

A equipe do Estado de São Paulo conquistou o título geral das competições de atletismo da 16ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros. As 44 medalhas, 22 de ouro, totalizando 383 pontos, conferiram à delegação troféu de 1º lugar no ranking. Foram dois dias, sábado (26) e domingo (27), de disputas acirradas, entre atletas que fazem parte da elite do esporte nacional, com nomes que estão com vaga garantida no Pan-Rio, em julho, como o de Elisângela Maria Adriano, do arremesso do peso.

Seguindo a delegação paulista, o Rio de Janeiro ficou com o segundo lugar, somando 10 medalhas de ouro (31 no total), 325 pontos. Santa Catarina terminou na terceira posição, com 5 medalhas de ouro, totalizando 257,5 pontos.

A prova de 10 mil metros rasos exigiu resistência de seus três competidores. Everton Ludorice Morais, de São Paulo, ganhou a medalha de ouro, com o tempo de 31m09s; depois, com prata, Célio Falcão, de Santa Catarina, em 32m10s; com bronze ficou Reinaldo Cunha, Rio de Janeiro, que fechou a prova em 32m45s.

No lançamento do martelo, o destaque foi Katiuscia Borges de Jesus, por São Paulo. Ela atingiu a marca de 62.91 metros. A lançadora é outra atleta que treina para o Pan-Rio. “O nível da competição está alto, com oponentes bem preparadas. Tivemos as três melhores da modalidade do Brasil nesta disputa”.

Após as séries de tentativas para chegar à pontuação desejada, ela arrematou o ouro. “Agora meu treinamento é voltado aos Jogos Pan-Americanos do Rio. Quero chegar bem para lutar pelo ouro”, diz a atleta, que treina seis dias por semana.

No lançamento do disco subiu no lugar mais alto do pódio Elisângela Maria Adriano, com a marca de 57.76 metros; destaque também no primeiro dia, com ouro em arremesso do peso. Sorridente, a mulher de pouco mais de 1,80 m de altura posa para fotos com alguns admiradores e fala sobre a importância de todas as provas. “Não tem essa. Toda competição é válida para melhora de resultados”, explica a arremessadora.

A prova dos 100 metros feminino e 110 masculino, ambas com barreiras, chamou a atenção do público pelo curto espaço de tempo que os atletas ultrapassavam os obstáculos ao longo das raias de corridas. Alguns cruzam a chegada em menos de 15 segundos. No masculino, ouro para Elton da Costa, do Paraná, com o tempo de 14s34. O primeiro lugar feminino foi conquistado por Katiusca Venâncio, de Santa Catarina.

Encerrando o dia, foi a vez da prova de revezamento 4x400, masculino, caracterizada pelo dinamismo dos passes de bastões. Na corrida ao ouro a equipe do Rio de Janeiro levou a melhor; seguida de São Paulo, prata e Santa Catarina, com bronze.

Destaques – No sábado (26), primeiro dia de competições, as atenções no lançamento do dardo estiveram voltadas para Alessandra Nobre Rezende. Seu nome está na lista das classificadas não só para o Pan-Rio, como para as Olimpíadas da China, em 2008. “Todos estão aqui em busca de medalhas e eu também”.

Campeã brasileira e também sul-americana, conquistados ano passado, este ano já conquistou terceiro lugar no Grande Prêmio de Atletismo em Fortaleza e segundo no GP de Belém, Pará.
No arremesso do peso, Elisângela Maria Adriano de São Paulo levou ouro, além de ser destaque também no segundo dia, com outro primeiro lugar no arremesso do disco. Andréia Maria Pereira, São Paulo, conquistou prata no peso, seguida por Josiane Soares, bronze, de Santa Catarina.

No arremesso do peso masculino, Raoni Marques, de Mato Grosso do Sul, levou o único ouro no atletismo para sua equipe. “Essa marca foi uma das melhores que já fiz”. Ele atingiu com esse ouro o 3º lugar no ranking brasileiro. Para chegar ao Pan precisa melhorar ainda mais. “Tenho chances. Mês que vem disputo o Troféu Brasil de Atletismo e posso atingir o índice”, espera Raoni.

Tradição – O atletismo é considerado um dos esportes mais tradicionais. As corridas eram realizadas em Olímpia, na Grécia, há séculos antes de Cristo. Os Jogos Olímpicos surgiram através da modalidade. Correr, saltar e lançar são os principais movimentos nesta modalidade – movimentos que o homem aprende desde que nasce e no atletismo potencializa para um nível competitivo.
Confira os resultados do atletismo:

-10.000 metros rasos (somente masculino)
1º Everton Ludorice Moraes – São Paulo
2º Célio Falcão – São Paulo
3º Reinaldo Cunha – Campos dos Goytacazes

-1.500 metros rasos
Feminino:
1º Michele Cristina das Chagas – São Paulo
2º Rosilene Rodrigues Padilha – Paraná
3º Marcela Alves de Carvalho – Rio de Janeiro

Masculino:
1º Fabio Oliveira – São Paulo
2º Adilson Dolbert – Santa Catarina
3º Welton S. Moraes – Rio de Janeiro

-200 metros rasos
Feminino:
1º Elaine Cristina Dias Paixão – São Paulo
2º Evelyn Carolina Santos – Rio de Janeiro
3º Liliane Cristina Barbosa – São Paulo

Masculino:
1º Bruno Nascimento Pacheco – Rio de Janeiro
2º Ailson da Silva Feitosa – São Paulo
3º Washignton Pereira da Costa – São Paulo

-100 metros rasos com barreira (somente feminino)
1º Katiusa Venâncio – Santa Catarina
2º Vaneza Silva Drumond – Rio de Janeiro
3º Vanessa Zaloski – Paraná

-110 metros rasos com barreiras (somente masculino)
1º Elton da Rocha – Paraná
2º Leonardo Martins da Silva – Paraná
3º Otávio Antonio Mores – Santa Catarina

-Salto em altura
Feminino:
1º Mônica Araújo de Freitas – São Paulo
2º Lilian Regina Magalhães – São Paulo
3º Bruna Cristina Gomes – Rio de Janeiro

Masculino:
1º Andrety de Lisboa – Rio de Janeiro
2º Sidney A Reinhold – Santa Catarina
3º Ederson Lopes Oliveira – Paraná

Salto Triplo
Feminino:
1º Luana Aparecida Machado – São Paulo
2º Francilene Pires Cardoso – Rio de Janeiro
3º Simone de Oliveira – Mato Grosso do Sul

Masculino:
1º Hilton da Silva – São Paulo
2º Alessandro Bonfim – Paraná
3º Rafael M. de Melo – Rio de Janeiro

Lançamento do disco
Feminino:
1º Elisângela Maria Adriano – São Paulo
2º Renata Rezende Figueiredo – São Paulo
3º Gisela Cardoso – Santa Catarina

Masculino:
1º Ronald Odair Julião – São Paulo
2º Max Willian Xavier – Rio de Janeiro
3º Raoni Marques – Mato Grosso do Sul

Lançamento do martelo
Feminino:
1º Katiuscia Borges de Jesus – São Paulo
2º Josiane Soares – Santa Catarina
3º Gisele Cardozo – Santa Catarina

-Revezamento 4x400
Feminino:
1º Fernanda, Ana Paula, Evelyn e Marcela – Rio de Janeiro
2º Jailma, Michele, Liliane e Elaine – São Paulo
3º Aline, Camila, Silvana e Vanessa – Paraná

Masculino:
1º Vilson, Carlos, Elton e Wallace – Rio de Janeiro
2º Daniel, Fábio, Washington e Eduardo – São Paulo
3º Vinícius, Adailton, Luis e Heitor – Santa Catarina