Novos ônibus têm espaço reservado a obesos

Cidade recebeu 26 ônibus com assentos especiais

Por Tatiana Giulietti | 27/9/2007

Os 26 novos ônibus da frota municipal de Praia Grande contam com bancos mais confortáveis para pessoas obesas. Além de mais espaçosos – o dobro do tamanho do banco normal - são forrados com courvim e estofados com espuma reforçada. O chefe do Departamento de Transporte, Claudenir de Barros Carneiro, informou que os outros bancos especiais continuam reservados para deficientes, grávidas, pessoas com criança de colo e idosos.

São dois lugares sinalizados em cada ônibus, com assento medindo 85x40 centímetros. Já a altura é um centímetro maior que a dos bancos comuns.

Claudenir lembra que, assim como as crianças não mais rastejam sob as catracas desde 1996, os obesos também podem avisar o motorista e entrar pela porta traseira dos veículos, pagando posteriormente a tarifa.

Outra novidade é a entrada de microônibus em circulação a partir de outubro. “Não sabemos a quantidade certa, mas todos terão elevador para cadeirantes; esses veículos substituirão os de grande porte que percorrem linhas com menos demanda de passageiros”, informou Claudenir.

Esses veículos podem transportar 20 passageiros sentados e 18 em pé. “Com a boa malha viária que a Cidade tem, os microônibus vão melhorar o tempo de viagem e o valor da passagem será o mesma”.

Ambulante – Claudenir Carneiro disse que a Prefeitura continuará a coibir a ação de vendedores ambulantes nos terminais de passageiros. “Esse comércio é irregular. Já recebemos diversas reclamações. A fiscalização da Secretaria de Finanças atua sempre que percebemos a presença desses vendedores, assim como a Guarda Municipal”.

Denúncias ou reclamações podem ser feitas no Terminal Tude Bastos, na entrada da Cidade, onde está instalado o departamento, ou pelo telefone 3491-6064, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17h30. Quando a venda envolver menores, o Conselho Tutelar pode ser chamado pelos telefones 3591-3209 ou 0800-773 9933.