Pela primeira vez, abertura dos Jogos do Interior será na praia

Praia Grande é sede do evento de 15 a 28 de outubro

Por | 28/9/2007

A solenidade oficial de abertura da 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI) será realizada na areia da praia, fato inédito na história desta que é uma das maiores competições esportivas das Américas. O ato está marcado para o dia 16 de outubro (terça-feira), às 19 horas, em arena com arquibancada para 3 mil pessoas em frente à feira de artesanato, na Praia Guilhermina.

A competição acontece em solo praiagrandense pela primeira vez. Marcada para o período de 15 a 28 de outubro, reunirá mais de 15 mil atletas de 200 municípios paulistas.

A organização da solenidade está a cargo da Secretaria de Cultura e Eventos (Secult). Além dos ritos obrigatórios, como desfile de delegações, juramento do atleta, transporte da tocha e acionamento da pira olímpica, haverá outras atrações, como apresentações circenses, espetáculo de águas dançantes e fogos de artifício.

No dia seguinte, a arena será transformada em palco das seguintes modalidades: surfe, biribol, hand beach, beach soccer e vôlei de praia.

Tradição - Os Jogos Abertos do Interior são realizados anualmente desde 1936, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade eleita para ser a sede da competição.

Do evento já despontaram grandes estrelas para o cenário esportivo nacional e internacional, como Hortência e Paula, do basquete feminino; Aurélio Miguel, no judô; e Cláudio Kano, no tênis de mesa, entre outros.