PG bate recorde com 18 medalhas nos Jogos Abertos

Cidade festeja êxito na organização da competição

Por Pedro Sbravatti | 26/10/2007

Praia Grande tem motivos de sobra para comemorar. Primeiro porque neste ano de 2007 realizou sua melhor participação na história dos Jogos Abertos do Interior. A Cidade conquistou 18 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze, pulverizando a marca anterior – 9 medalhas em 2006. Outro motivo para a festa foi a excelente organização da 71ª edição do evento esportivo, considerado um dos maiores da América Latina. A competição foi realizada pela primeira vez em solo praiagrandense e atletas, dirigentes e torcida guardarão na memória os momentos inesquecíveis vividos durante os dias de intensas disputas no Município.

“As medalhas comprovam a seriedade e organização no desenvolvimento do esporte em Praia Grande. Nosso trabalho é a longo prazo e mesmo assim já comemoramos conquistas”, declarou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, José Carlos de Souza. “O resultado demonstra com exatidão o envolvimento de todos os setores”.

A exemplo do ocorrido nos Jogos Regionais, as modalidades para pessoas portadoras de deficiência (PPD) tiveram destaque especial. Dos cinco ouros, três vieram de atletas das equipes de natação e atletismo PPD: Paulo de Barros (50 metros costa), Marielza Correia (lançamento de disco) e José Leudo (lançamento de disco).

“Conquistei o ouro nos Regionais e estava na expectativa de repetir o resultado nos Abertos. Essa vitória é fruto de muito treinamento e dedicação. Estou orgulhoso e feliz por poder comemorar esse título com meus amigos e familiares em Praia Grande”, festejou Leudo.

Para o nadador Paulo de Barros, a conquista deste ano mereceu destaque especial devido ao alto nível técnico dos rivais. “É gratificante subir no pódio dentro de Praia Grande. Trata-se de um momento único. Estou me sentindo recompensado. Fico ainda mais motivado para continuar treinando e competindo”.

A principal surpresa deste ano foi o título inédito do time de bocha, superando o favoritismo de São Caetano do Sul por 2 a 1, na final. Os dois municípios já haviam travado batalha na decisão dos Regionais. Na oportunidade, o elenco do Grande ABC levou a melhor. “Foi o jogo mais complicado da competição, pois São Caetano possui jogadores experientes. Destaco a atuação de nossa dupla de jovens jogadores, Fernandinho e Gustavo, de apenas 20 anos. Eles foram decisivos na virada”, comemorou o técnico e jogador praiagrandense, Dourival Dias.

A equipe de boxe, comandada pelo técnico Marcio Martins, garantiu mais sete medalhas, uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze, tornando-se o elenco mais vitorioso da Cidade nos Abertos. O destaque ficou por conta do pugilista Renato Martins, categoria super-pesado, que subiu no lugar mais alto do pódio repetindo o feito de Felipe Soares, que em 2005 foi o melhor na categoria peso-pena.

“Já esperava esta medalha de ouro do Renato Martins. Ele vem despontando entre os novos valores da Federação de Boxe do Estado de São Paulo”, afirmou o treinador, que há dez anos está no comando do elenco de Praia Grande. “Tivemos importante participação porque auxiliamos a conquista de melhor classificação na tabela geral”

Extras – Nas modalidades extras, Praia Grande manteve o mesmo desempenho. As equipes de vela e canoagem levantaram o troféu de primeiro lugar na classificação geral da disputa. A primeira modalidade, por sinal, garantiu o segundo título consecutivo nos Abertos. O remo terminou como vice-campeão. “Nossos competidores são jovens oriundos do trabalho social desenvolvido no projeto Navega SP”, explicou o coordenador do programa, Silvio Bello.

Apesar da comemoração, os títulos não contaram pontos na classificação geral dos Abertos. No futuro, as três modalidades poderão fazer parte do quadro oficial dos JAI. "O importante foi demonstrar a qualidade do trabalho realizado na Cidade", argumentou o dirigente.

A equipe de surfe também deu trabalho aos rivais e encerou o JAI com a excelente segunda colocação na classificação final. A prata só veio ratificar o momento vivido pelo esporte na Cidade. Em julho, os mesmo atletas ficaram com o ouro nos Regionais. “Superamos adversários mais tradicionais”.

Malha – No penúltimo dia dos Abertos, mais uma medalha de ouro para Praia Grande nesta sexta-feira (26). A equipe masculina de malha venceu na final São José dos Campos por 156 a 30.

A tabela com local, dia e horário dos jogos pode ser conferida no site www.praiagrande.sp.gov.br/pg07.

Acompanhe a lista dos medalhistas de Praia Grande nos Abertos:

Ouro
Paulo de Barros – natação PPD nos 50 metros costa