PG se prepara para os Jogos Estaduais do Idoso

Com a participação de 2.500 atletas, competição ocorre de 21 a 24 de novembro

Por Christiane Disconsi | 29/10/2007

Depois do sucesso na organização da 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior, Praia Grande já se prepara para receber mais de 2.500 atletas de 177 municípios paulistas para a realização dos Jogos Estaduais do Idoso (JEI). A 11ª edição da competição ocorre na Cidade de 21 a 25 de novembro. Este é mais um evento do Ano do Esporte no Município. O congresso técnico que definirá as disputas ocorre no próximo dia 9 de novembro, às 14 horas na Colônia de Férias dos Comerciários, Avenida Guilhermina, 240, Bairro Guilhermina.

Esta é a segunda vez que o JEI ocorre em solo praiagrandense. Em 2005, o Município recebeu atletas de 173 cidades; na época, recorde do evento. Praia Grande disputou a edição com a maior delegação dentre todos os participantes. Foram 65 integrantes, entre dirigentes, comissão técnica e atletas. Na ocasião, show de abertura da competição foi do cantor Roberto Carlos. O evento é realizado através da parceria entre as secretarias de Promoção Social (Sepros) e de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, o evento vai além da disputa por medalhas. “Trata-se de um momento importante para a turma da melhor idade. Nesses eventos, eles têm a oportunidade de demonstrar todo o seu valor”, comentou. “A Cidade só tem a ganhar recebendo o JEI. Temos agora a responsabilidade de igualar a estrutura de dois anos atrás”.

Segundo Maruca, a prática de atividades físicas, além de influenciar positivamente na qualidade de vida, também funciona como instrumento de inclusão social. “Eles conhecem novas pessoas e consolidam novas amizades. Mesmo assim, a disputa e a luta por medalhas não são esquecidas”.