PG tem ligação rodoviária com Buenos Aires

Autoridades vistoriam ônibus com representante da Pluma

Por Tatiana Giulietti | 6/11/2007

Praia Grande agora tem uma ligação rodoviária direta com Buenos Aires, capital da Argentina. Entrou em operação esta semana, a partir dos terminais Tatico e Tude Bastos, a linha internacional da empresa Pluma. O percurso de 36 horas, com conexão em Foz do Iguaçu, Paraná, é feito em modernos ônibus executivos com tevê, ar condicionado e água mineral ao custo de R$ 232,00.

O chefe de gabinete Roberto Francisco dos Santos recebeu, na manhã de segunda-feira (5), o gerente comercial da Pluma Conforto e Turismo, José Milton Cardoso, para marcar o lançamento da rota.

Cardoso detalhou que a viagem tem duração de 18 horas até Foz de Iguaçu, ao custo de R$ 132,00. A partir dessa cidade, são mais 18 horas até Buenos Aires, com passagem a R$ 100,00. O bilhete com o percurso completo pode ser adquirido em um dos terminais de Praia Grande. O ônibus parte diariamente às 11h30 do Tatico, Bairro Mirim. Na alta temporada, a empresa terá mais duas saídas diárias, provavelmente às 12 e 15 horas.

Depois da reunião no gabinete, Roberto Francisco, acompanhado do presidente da Câmara, Arnaldo Amaral; do secretário de Trânsito e Transporte (Setransp), Antonio Freire de Carvalho Filho; e do chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro, foram até o Terminal Tatico para conferir o conforto do ônibus, semelhante à classe executiva de um avião. Inicialmente, a linha terá carro executivo, com assentos equipados com descanso para os pés. Em breve o trajeto será feito também em ônibus leito.

Roberto Francisco ofereceu souvenirs da Grife Social a Cardoso e comentou como era o sistema de transporte rodoviário em Praia Grande até 1992. “Tínhamos apenas quatro empresas operando para São Paulo; hoje são mais de 20 e, dentre elas, a Viação Cometa, São Geraldo, Expresso Brasileiro, Gontijo e Breda, com rotas para 136 municípios brasileiros”.

O representante da Pluma disse que a escolha da Cidade se deu por causa da transformação urbana dos últimos anos: “A empresa não entra onde não há suporte; Praia Grande hoje mostra um desenvolvimento sem igual”.