Prefeitura inicia construção de mercado de peixes

No formato de um barco, empreendimento ficará na orla da Praia Ocian

Por João Carlos Miranda | 21/11/2007

A Prefeitura de Praia Grande iniciou esta semana a construção do mercado de peixes do Bairro Ocian. No formato de um barco, será uma réplica de um pesqueiro ancorado permanentemente no calçadão da praia. A edificação, projeto da arquiteta Roseli Vaz, deve se tornar um novo ponto turístico. Ficará na Avenida Castelo Branco, entre as ruas Carlos Gomes e Paula Ney. O investimento é estimado em R$ 1,5 milhão. A previsão é de que a obra seja finalizada no primeiro trimestre de 2008.

Como explicou a arquiteta, a estrutura ocupará área de 700 metros quadrados, contando com espaço de convivência com bancos e mesas em alvenaria e uma edificação com sete boxes de 13 m² cada um para a venda de pescado. “No subsolo haverá sete depósitos de 15 m² para a guarda dos apetrechos de trabalho dos pescadores” detalhou. O barco será cercado por espelho d’água. Além do comércio de peixes e frutos do mar, haverá mirante, de onde os visitantes poderão observar a orla.

A chefe do Departamento de Edificações da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Elaine Ferreira Louzano Ferreira, disse que a idéia é criar uma estrutura moderna e diferenciada. “Ela substituirá as barracas onde hoje os pescadores artesanais comercializam seus produtos, agregando a atividade comercial à turística”.

Mudança - A obra faz parte de um pacote de investimentos que a Prefeitura está executando no Bairro Ocian, totalizando cerca de R$ 4,5 milhões. Este ano foi inaugurada a pista de skate do bairro (R$ 150 mil) e estão sendo executados os trabalhos de remodelação da Praça Netuno e a construção do Centro de Vivência da terceira idade (R$ 1,6 milhão). Ambos deverão ser finalizados até dezembro.

As obras de reestruturação da Praça Roberto Andraus e da Feira de Artesanato e Alimentação, além da urbanização da Avenida D. Pedro II, trecho sentido praia, a partir da Rua Olavo Bilac (custo estimado em R$ 1,3 milhão), deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2008.