Primeira turma do Time do Emprego Jovem faz encerramento do curso com música

Seis alunos que participaram do projeto já estão trabalhando

18/7/2012

Por Ludmila Pilipavicius

Os jovens que participaram da primeira edição do Time do Emprego Jovem, programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Relações de Emprego e Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal, fizeram na manhã desta quarta-feira (18) o encerramento das atividades do curso.

Entre os dias 5 e 26 de junho, um grupo de 15 alunos se reuniu semanalmente para aprender dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, o que é importante constar no currículo e realizaram várias dinâmicas de grupo.

O resultado, de acordo com o facilitador do programa, Thiago Monti, foi que seis desses jovens já conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. “Hoje, reunimos os que ainda não conseguiram um emprego para fazer um encerramento e dar mais uma injeção de ânimo a eles”.

Para isso, o secretário de Relações de Emprego e Trabalho, Getúlio de Matos, fez uma pequena apresentação, falando da satisfação de realizar o programa para jovens. “O projeto é voltado a pessoas com um pouco mais de idade com dificuldade de voltar ao mercado. Mas vimos que os jovens têm um grande potencial e muita vontade de crescer”.

O secretário ainda aconselhou os jovens a sempre conferirem as vagas de emprego que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande disponibiliza e também os cursos de qualificação. “Conhecimento e iniciativa são fundamentais para quem quer prosperar profissionalmente”.

Para comemorar, os alunos até compuseram uma música para o Time do Emprego Jovem. A ideia partiu de Richard Ruiz, de 17 anos, e Úrsula dos Santos Sena, de 26. “Foi uma forma de homenagear as pessoas que nos ajudaram e que poderão fazer a diferença daqui para frente nas nossas vidas”, explicou Richard.

Para Ursula, o mais importante nesse período foi a troca de experiências. “Percebemos que todos nós temos dificuldades e que podemos superá-las e melhorar nosso desempenho”.

A expectativa da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho é realizar ainda neste semestre uma nova turma do Time do Emprego Jovem.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias do encerramento do Time do Emprego Jovem, clicadas pelo fotógrafo Jairo Marques: