Aulas práticas são destaque de cursos da Seret

Objetivo é complementar a teoria, ampliando os conhecimentos

29/8/2012

Por Ludmila Pilipavicius

As aulas práticas são o diferencial dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Senac. Os cursos em andamento são de cuidador de idoso, auxiliar de cozinha, garçom, vitrinista e camareira.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento de Projetos da Seret, Marivaldo Silva Lopes, a parte prática é extremamente importante e, por essa razão, há um esforço da secretaria em realizar parcerias com estabelecimentos comerciais e outras secretarias municipais para viabilizar as aulas. “A prática complementa as aulas teóricas dando uma noção melhor de cada função”.

Um exemplo são as aulas de cuidador de idoso, que já contaram com duas visitas técnicas nos espaços Conviver Guilhermina e Ocian e terá aula prática no dia 31 de agosto no Lar São Francisco de Assis, no Bairro Mirim. Na ocasião, os alunos poderão acompanhar de perto atividades como banho e alimentação dos idosos. Outras duas visitas técnicas estão programadas para os dias 6 e 14 de setembro, respectivamente na Creche do Idoso, no bairro Caiçara, e no Conviver Boqueirão, no bairro Boqueirão.

Esta semana, foi a vez dos alunos dos cursos de auxiliar de cozinha e de garçom básico começarem a simular o dia a dia de suas futuras atividades. As aulas de auxiliar de cozinha acontecem na cozinha experimental da Secretaria de Promoção Social (Sepros) até dia 16 de outubro, das 13 às 17 horas, e as de garçom básico começaram nesta terça-feira (28) e seguem até quinta-feira (30) nas dependências da Seret (Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude), das 19h às 21h30. No caso do curso de garçom, os alunos deverão ainda fazer simulações no restaurante de uma das colônias de férias da Avenida dos Sindicatos, no bairro Mirim.

Por fim, entre os dias 10 e 21 de setembro, acontecem as aulas práticas do curso de camareira em meios de hospedagem, na Colônia de Férias dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio do Estado de São Paulo, que fica na Avenida dos Sindicatos, nº 1.083, no bairro Mirim, das 8 às 12 horas.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da aula de auxiliar de cozinha feitas pelo fotógrafo Jairo Marques.

FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook