Futuros garçons enfrentam desafio da bandeja

Técnicas de como servir bem fazem parte do curso da Seret

30/8/2012

Por Ludmila Pilipavicius

O que pode parecer uma função simples e que depende apenas de equilíbrio exige, na verdade, técnica, concentração, postura e discrição. Os futuros garçons matriculados no curso que a Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) está oferecendo em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com o Senac estão descobrindo isso esta semana durante as aulas práticas.

Realizadas entre os dias 28 e 30 de agosto, as aulas práticas deram uma noção maior aos alunos do que eles encontrarão pela frente. De acordo com a professora Dayane Miralinda de Oliveira França, o primeiro dia foi reservado à parte de higienização e polimento dos utensílios. Nos outros dois dias, os alunos tiveram que se concentrar e carregar a bandeja com garrafa de champanhe e taças. “Uma das primeiras coisas que eles aprendem é a distribuição dos objetos na bandeja. Os mais pesados, como a garrafa, devem ficar na parte da bandeja que fica mais próxima ao corpo, facilitando o equilíbrio”.

Apesar de o curso contar com 25 vagas, apenas 21 pessoas se
inscreveram e 11 efetivamente estão frequentando as aulas, o que faz a professora acreditar que a desinformação sobre a profissão faz com que algumas pessoas tenham preconceito. “Em termos financeiros, o garçom ganha bem, pois em muitos lugares ganha comissão ou a caixinha. Além disso, hoje em dia grandes restaurantes e até mesmo os navios dão preferência aos garçons com certificação”.

Entre os alunos está Daniela França Mattos, de 25 anos. Ela conta que estudou apenas até a 6ª série e viu no curso uma oportunidade de melhorar de vida.

Senevaldo Marinho dos Santos, 43, também busca oportunidades, apesar de estar trabalhando atualmente. “Sou operário em um obra, mas não tem registro em carteira. Quero mudar de ramo e acho que, como garçom, terei chances de conseguir um emprego com carteira assinada, tudo direitinho, e ainda ganhar mais”.

A última aula prática do curso acontece nesta quinta-feira (30), das 19h às 21h30, na sede da Seret, que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude. O telefone para outras informações é 3471-1224.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da aula de garçom básico feitas pelo fotógrafo Jairo Marques.

FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook