Time do Emprego dá novas perspectivas a desempregados

Encontros acontecem duas vezes por semana na sede da Seret

18/10/2012

Por Ludmila Pilipavicius

Mais uma turma do Time do Emprego está em andamento na Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) de Praia Grande. Em apenas quatro encontros, os participantes já começam a enxergar novas perspectivas para ingressar no mercado de trabalho.
O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Relações de Emprego e Trabalho, em parceria com a secretaria municipal, que promove 12 encontros nos quais os participantes trocam experiências e buscam juntos encontrar soluções para obter uma colocação. Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 9 horas ao meio-dia.

Neste período, os nove participantes desta edição recebem informações sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, como elaborar um currículo e até mesmo sobre como destacar suas aptidões.

De acordo com o chefe do Departamento de Emprego e Trabalho da Seret, Thiago Monti, no Estado, o índice de colocação no mercado de trabalho entre as pessoas que participam do projeto é de 75%.

O conteúdo do programa abrange dez temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".

A proposta do programa é orientar e preparar jovens em busca do primeiro emprego ou até mesmo aquelas pessoas que estão fora do mercado de trabalho há muito tempo. É o caso de Wilson Pereira do Nascimento, de 56 anos, que está desempregado há 10 e resolvei participar do projeto para se atualizar. “Minha mulher faz um curso aqui na Seret e me falou do Time do Emprego. Achei que seria ideal para mim, principalmente para perder um pouco da timidez nas entrevistas”.

No outro extremo, está Letícia Almeida dos Santos, 18. Apesar de ainda estar no último ano do Ensino Médio, ela pretende conseguir um emprego logo para conquistar sua independência financeira. A iniciativa já está dando resultados, segundo ela. “Antes eu ficava muito nervosa se tivesse que falar em público. Recentemente, participei de uma dinâmica de grupo para uma vaga de emprego e percebi que me saí muito bem. Agora é só esperar o resultado”.

A Seret fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude. O telefone para outras informações é 3471-1224.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagensda Prefeitura de Praia Grande fotografias do Time do Emprego realizadas em 18/10/2012, pelo fotógrafo Jairo Marques.

FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook