Frente de trabalho conta com mais 80 vagas

Inscrições podem ser feitas até quarta-feira (14), no PAT

12/11/2012

Por Ludmila Pilipavicius

A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho disponibilizou mais 80 vagas para o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), a ser implantado em Praia Grande na próxima semana. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (14), das 8 às 16h30, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Inicialmente, estavam previstas 120 vagas para o Município. Entretanto, de acordo com o secretário de Relações de Emprego e Trabalho, Getúlio de Matos, o fato de as vagas terem sido preenchidas rapidamente e o empenho da Diretoria Regional do Litoral da Secretaria Estadual proporcionaram a disponibilização de mais 80 vagas. “Diante da necessidade e da demanda, houve um forte empenho do diretor regional, Márcio Miorim, diretamente com o secretário estadual, Carlos Andreus Ortiz, para a vinda de mais vagas”.

Esta é a segunda vez este ano que o programa é desenvolvido no Município, com o objetivo de gerar renda e qualificar pessoas que estejam desempregadas e em situação de alta vulnerabilidade. Em julho deste ano, já haviam sido abertas 150 vagas para Praia Grande no programa.

O programa tem duração de nove meses e, neste período, os inscritos receberão um benefício no valor de R$ 210,00, além de um crédito de R$ 86,00 para a compra de alimentos. Para participar, o interessado deve ter idade igual ou superior a 17 anos, estar desempregado há mais de um ano e residir há pelo menos dois anos no Estado de São Paulo. Além disso, não pode estar recebendo nenhum tipo de benefício, como auxílio desemprego ou aposentadoria, ou ter parentes que já façam parte da frente de trabalho.

Os inscritos deverão auxiliar o poder público em serviços de interesse da comunidade, em regra, serviços gerais. “O mais importante é que essas pessoas participarão de cursos de qualificação e sairão daqui prontas para o mercado de trabalho”.

Os inscritos trabalharão quatro dias na semana, inclusive sábados e domingos, se necessário, com uma carga horária diária de seis horas. No quinto dia da semana, será aplicado um curso de qualificação de frequência obrigatória.

O PEAD foi criado em 1999 pelo Governo do Estado e já atendeu 450 mil pessoas.

As inscrições poderão ser feitas das 8 às 16h30, no PAT, que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, no Bairro Quietude. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3471-1224.

FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook