Ação conjunta apreende drogas e derruba moradias irregulares

Área conhecida como “Calipal” foi uma das visitadas pela força-tarefa

Por Lorena Flosi | 12/9/2013

Atendendo a pedidos de moradores, e com o intuito de coibir a ação de andarilhos em pontos críticos do Município, a Secretaria de Urbanismo (Seurb) realizou na manhã desta quinta-feira (12) mais uma força-tarefa para apreensão de drogas, orientação dos usuários e derrubada de barracos irregulares. A ação, que é a quarta deste ano, é resultante da parceria entre Seurb, Grupamento Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), e as secretarias de Saúde Pública (Sesap), Serviços Urbanos (Sesurb) e Promoção Social (Sepros).

Ao todo, a varredura que visitou três pontos do Município – a área conhecida como Calipal, no bairro Vila Sônia, a área de Transbordo no bairro Sítio do Campo e o ponto de cruzamento entre as avenidas dos Trabalhadores e Irmãos Adorno – derrubou 19 barracos e apreendeu 25 pedras de crack, a mesma quantidade de cachimbos usados para consumo de entorpecentes, 35 facas e quatro estiletes. Uma pessoa foi presa, um morador de rua foi encaminhado para a Casa de Estar e dois menores foram levados para a Instituição de Acolhimento São Francisco de Assis. Ao todo, três caminhões de móveis e entulho retirados dos barracos foram recolhidos.

De acordo com o secretário de Urbanismo Arnaldo Amaral, o trabalho, que é coordenado pela Seção de Contenção de Invasão da Seurb, tem como objetivo preservar as áreas verdes do município. “Principalmente o Calipal, que é uma área constantemente invadida por moradores de rua e usuários de drogas. Essas ações atendem à pedidos dos moradores, e garantem que os invasores não se instalem definitivamente nesses locais”.

Diversas reclamações sobre ocorrências de furto nas residências próximas foram denunciadas pelos moradores. Ao todo, a ação contou com o envolvimento de 25 servidores, entre policiais, agentes de saúde, fiscais e trabalhadores, além de cães da GCM e um caminhão de apoio.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.