Mais de 470 alunos recebem diploma de cursos profissionalizantes

Certificado pode servir como passaporte para um novo emprego

Por Luciano Agemiro | 20/11/2013

Para alguns, um nova profissão. Para outros, a esperança do primeiro emprego. Com estes e outros objetivos, 477 pessoas, de diferentes idades, receberam o diploma de conclusão de curso profissionalizante, na terça-feira (19). A formatura aconteceu no Palácio das Artes e o prefeito Alberto Mourão prestigiou a entrega dos certificados.

Os cursos foram desenvolvidos em diversas unidades da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total, 29 turmas concluíram os cursos de Manicure e Pedicure, Unhas Decoradas, Maquilagem, Montagem de Buffet, Oficina de DJ, Grafitti, Cozinha Fácil, Design de Sobrancelhas, Manutenção de Computadores, Ensino Básico em Computação, Decoração e Recreação com Balões, Atendimento ao Cliente, Pizzas Doces e Salgadas, e também o curso de Capacitação em Serviços Domésticos.

Para o prefeito Alberto Mourão, é importante que as pessoas tenham a consciência de que o mundo não é estático e é preciso de atualizar no mercado profissional para acompanhar as mudanças que ocorrem com o passar do tempo. “Não podemos mais ter uma visão de curto prazo. Novas profissões são criadas, as atuais são renovadas. Não podemos ficar parados, precisamos nos atualizar sempre”, destacou.

A manicure Rosilene Batista, de 30 anos, já perdeu oportunidades de emprego por não ter nenhuma formação na profissão. Com o curso feito no PIC Vila Alice vai poder buscar uma recolocação no mercado de trabalho e reforçar o orçamento doméstico. “Já tinha trabalhando como manicure antes, mas com a formação fica muito mais fácil conseguir emprego”.

Os jovens também procuram os cursos de formação. O adolescente Davi Mateus Cardoso Dias, de 17 anos, fez o curso de DJ no CAFE Sítio do Campo. Apesar de querer seguir carreira na Marinha, já garantiu uma segunda opção de profissão.

Agora, Suellen Cristina Santana dos Santos, de 27 anos, está mais segura para desenvolver suas atividades na casa da patroa. Com as aulas de Capacitação de Serviços Domésticos aprendeu a economizar produtos de limpeza e substituir cloro por produtos menos perigosos. “Aprendi a fazer o serviço mais rápido, de maneira mais simples e muito melhor”.

Casada, mãe de um filho, Suellen já trabalha como doméstica, mas com o diploma pode ampliar ainda mais as opções de emprego. Com o diploma, pode pleitear uma vaga num hotel, pousada ou outros estabelecimentos do ramo. Todos os alunos saem com um certificado emitido pelo Senac, com validade para todo o país.

A presidente do FSS Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, acompanhou toda a cerimônia de formatura. Assim como a secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, o chefe de Gabinete Cássio Navarro e a gerente do Senac Andreia Melgaço Barbosa.

Quem tiver interesses em participar das aulas precisa aguardar a abertura de novas vagas. As opções de cursos profissionalizantes devem ser criadas no ano que vem.