Gerovôlei faz a diferença na vida de atletas praia-grandeses

Atletas não deixaram que a idade impedisse de praticar o esporte

28/11/2013

Por Sílvia Carvalho
MTB: 33552

Com uma animação de arrepiar, cerca de 300 atletas da região estiveram reunidos no torneio de Gerovôlei, na tarde de terça-feira (27), no Ginásio Mirins II, no Bairro Forte. As equipes masculina categoria 60 anos e feminina, 70 anos, sagraram-se campeãs no torneio. O Gerovôlei é uma competição de vôlei adaptado para quem está na melhor idade. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Esporte Adaptado (CBA) e a Secretaria de Promoção Social de Praia Grande (Sepros). As categorias foram divididas em 50, 60 e 70 anos, masculino e feminino.

A atleta praia-grandese Angélica Cotrim, da categoria 50, estava ansiosa para disputar a final com a cidade de Bertioga. Ela começou a praticar a modalidade há três anos e conta que nunca havia praticado nenhum esporte. “Eu só trabalhava. Me aposentei, mudei para Praia Grande e descobri o gerôvolei. Sempre tive vontade de jogar vôlei quando era mais jovem e parti para esta categoria porque não dava mais para participar do vôlei convencional”.

Segundo Angélica, o esporte mudou o seu modo de viver. Agora ela acorda todos os dias as 6h30 para praticar o esporte, promovido pela Sepros, e não possui nenhum tipo de doença, como diabetes ou pressão-alta.

A jogadora mais velha da equipe praia-grandese, Maria Dolores Zunhiga, de 80 anos, e que se sagrou campeã na categoria 70, disse que é jogadora da modalidade há mais de 16 anos, quando o esporte ainda era praticado na areia da praia da Cidade. Ela garante que quer continuar jogando por muito mais tempo, se a saúde deixar. Para ela esse torneio é um momento marcante em sua vida. “Estou me sentindo nas nuvens, me sinto realizada. Antes de praticar o gerôvolei, eu nunca tinha iniciado nenhum tipo de atividade física, comecei a praticar a modalidade depois que vim morar em Praia Grande”.

Segundo o coordenador de programas especiais da terceira idade da Sepros, José Carlos Souza, o intuito do torneio é promover o esporte no Município. “A Administração Municipal está usando o esporte como uma ferramenta de prevenção às principais doenças da terceira idade, como diabetes, pressão alta e depressão. A nossa meta é realizar em 2014 torneios interbairros de Gerovôlei”.

Premiação – De 25 a 27 de novembro Praia Grande realizou o Primeiro torneio de Gerovôlei. A Cidade sagrou-se campeã na categoria 70 anos feminino e 60 anos masculino, ficando com medalhas de prata na categoria 50 anos feminino e masculino, e 70 anos masculino.

Feminino- O município campeão na categoria 50 anos foi Bertioga e Santos ficou em 3º lugar. Na categoria 60 anos a medalha de ouro ficou para Bertioga, seguido de Santos e Praia Grande com medalha de bronze. Na categoria 70 anos, a prata ficou com Bertioga, seguida por Mongaguá.

Masculino- Na categoria 50 anos, a equipe vencedora foi Bertioga e São Vicente levou a medalha de bronze. Na modalidade 60 anos, a medalha de prata ficou com Mongaguá, seguida de Bertioga e na categoria 70 anos, o time vencedor foi Bertioga.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.