Alunas do CAFE Sítio do Campo divertem idosos do Lar São Francisco

Dançarinas da unidade realizaram uma apresentação dentro do lar

Por Luciano Agemiro | 3/12/2013

As alunas dos cursos de Dança do Ventre e Dança Cigana, da unidade Sítio do Campo do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE) proporcionaram uma tarde animada aos idosos do Lar São Francisco de Assis. Na segunda-feira (2), mais de 50 alunas realizaram uma apresentação especial no local. Ao final, todas interagiram com os internos do lar.

Música, cor e muito movimento divertiram os mais velhos. Enquanto as meninas se apresentavam, os idosos acompanhavam com palmas, sorrisos ou simples olhares. Alguns, mais animados, ainda dançaram forró, junto com as visitantes.

De acordo com a diretora do CAFE Sítio do Campo, Ana Paula Bernardini, as alunas ficaram muito contentes por proporcionar momentos de lazer e divertimento para os idosos. “As meninas ficaram muito animadas com a tarde diferente. Os internos do lar passam o tempo todo aqui dentro, muitos nem recebem visita. Sabemos que para eles, nossa visita tem grande importância”, destacou.

O abandono dos idosos é destacado pelo diretor do Lar São Francisco de Assis, Silvio Luís de Lima. “A partir do momento em que estão aqui, a família passa a ignorar-los. É muito triste ver o quanto os idosos são esquecidos pelos filhos e o resto da família.

Por outro lado, atitudes como a das alunas do CAFE amenizam a solidão dos internos. “Eles ficam felizes, se distraem. Dá pra ver no rosto de cada um”, ressalta Lima.

Depois da dança, os idosos e as dançarinas participaram de um lanche da tarde, onde as alunas puderam conversar e dar ainda mais atenção para os idosos. As atividades do CAFE Sítio do Campo no Lar São Francisco já fazem parte do calendário da unidade. Há três anos, as alunas visitam o local para divertir os idosos.

CAFEs - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os CAFEs, foram criadas por meio de uma parceria da Secretaria de Promoção Social (Sepros) com o Fundo Social de Solidariedade, para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. Juntamente com os PICs, os equipamentos realizam, em média, 70 mil atendimentos por ano, beneficiando cerca de 7 mil munícipes.

O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda. Na Cidade, existem as unidades dos bairros Esmeralda (Sérgio Mainente), Sítio do Campo e Vila Sônia.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.