Projovem Adolescente forma turma de alunos

Mais de cem jovens ganharam certificado de conclusão do curso

Por Luciano Agemiro | 11/12/2013

Mais de 100 alunos do Programa Projovem Adolescente de Praia Grande participaram da cerimônia de encerramento das atividades, realizada na terça-feira (10), na Câmara Municipal. Acompanhados de pais, familiares e colegas, os adolescentes receberam o certificado de conclusão do Programa.

Vindos de duas unidades do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS), nos Bairros Esmeralda e Vila Sônia, os jovens realizaram apresentações individuais e coletivas, onde cantaram leram poesias e deram depoimentos sobre o período em que desenvolveram as atividades do Projovem.

A aluna Ana Hallai, de 15 anos, se emocionou ao relatar o que aprendeu nas atividades. “Não é bem um curso, é uma soma de coisas que a gente pode resumir em amor. Amo meus colegas, meus orientadores... todo mundo”, disse a garota.

Outra jovem que ficou bastante emocionada foi a estudante Izenilde Rodrigues Batista. Ela disse que antes de conhecer o Projovem, pensava que o programa não funcionava. “Entrei só para ver como era. Achei que fosse bagunçar muito, mas foi diferente. Com o passar do tempo percebi que fazia muitas coisas erradas e aprendi que podia ser diferente. Hoje eu sou uma pessoa muito melhor”, garante.

De acordo com a coordenadora do Projovem, Josefa Luna Beliz, o Projovem trabalha os vínculos familiares, sentimentos, valores como respeito e responsabilidade. “Dentro desta gama temos também os estudos sobre Meio Ambiente, cultura, esportes e lazer”.

De acordo com a representante da Secretaria de Promoção Social, Gisele Domingues, o trabalho que foi feito com os jovens traça um caminho de proteção para a vida dos adolescentes. “Eles estão mais preparados para ter uma vida futura mais promissora, mais interessante, que satisfaça o desejo deles de crescimento pessoal”.

Projovem – O programa desenvolvido pelo Governo Federal, e disponibilizado na Cidade em parceria com a Secretaria de Promoção Social (Sepros), é voltado aos jovens entre 14 e 18 anos, de famílias beneficiadas com o Bolsa Família ou em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de reinserir os jovens na sociedade.

Durante o curso, os jovens participam de diversas atividades culturais como visitas a teatros, cinemas e museus na Capital, além de atividades esportivas, por meio de competições com alunos das cidades vizinhas e também jogos entre as equipes de Praia Grande.

Nas aulas, os alunos também se preparam para a vida profissional, já que são indicados para cursos profissionalizantes do SENAI e do SENAC, o que pode ser imprescindível para um futuro emprego.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.