Cursos de artesanato têm mais de 500 vagas

Atividades incluem pintura em vários materiais, costura e serigrafia

Por Luciano Agemiro | 19/2/2014

Quem tem criatividade e gosta de aplicá-la em atividades manuais, pode se inscrever em um das 500 vagas disponíveis para os cursos de artesanato, nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) e dos Centros de Apoio à Família do Educando (CAFEs). São diversas opções de aulas e endereços onde é possível participar das atividades. Todas as aulas são gratuitas.

São cursos de tapetes artesanais, pintura em tecido, madeira, tela; serigrafia, chinelos decorados, bonecas artesanais. Tem até vagas para oficinas de corte e costura.

A dona de casa Maria Aparecida Borges de Brito, moradora do Bairro Samambaia, frequenta as aulas de Patch Apliquê no CAFE Sérgio Mainente. Há dois anos, conheceu o curso e passou a produzir peças como camisetas, panos de prato e outros enfeites para casa. “Adoro o curso. Com a venda, consigo ajudar no pagamento das despesas de casa.”

Para se inscrever é necessário levar os seguintes documentos: Original e cópia do documento de identidade, uma foto 3x4 e um comprovante de residência. Não esqueça de ficar atento ao cronograma das aulas disponíveis em cada um dos PICs e CAFEs, pois cada unidade tem cursos e vagas distintos. Basta procurar o PIC ou CAFE mais perto de casa para conhecer as atividades disponíveis.

Confira os endereços das unidades:

PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, nº 114, Bairro Melvi. Telefone 3496-5064);
PIC Vila Sônia (Rua G, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5069);
PIC Vila Alice (Rua Renata Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera. Telefone 3496-5067);
PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. Telefone 3473-6623);
PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude. Telefone
3496-5063);
CAFE Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065);
CAFE Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070);
CAFE Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/n, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5066).

PIC – Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes, um programa piloto, o PIC passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

CAFE - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os CAFEs, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.