Academia particular será gratuita para idosos

Programa Estadual dará auxilio financeiro para idosos de baixa renda

Por Luciano Agemiro | 24/2/2014

Os idosos de Praia Grande que precisam praticar atividade física por recomendação médica podem contar com um novo benefício do Governo Estadual. O Programa Vida Ativa disponibilizará o valor mensal de R$ 57,00 exclusivamente para o pagamento de pacotes de exercícios em academias conveniadas. Ao todo, são 100 vagas disponíveis em oito endereços diferentes para que os moradores possam se exercitar. As inscrições para o programa começam nesta terça-feira (25).

Para fazer parte do programa é necessário ter mais de 60 anos, renda inferior a três salários mínimos e preencher outros requisitos. O pagamento será feito por meio de um cartão magnético vinculado ao pagamento de Academias e Clubes, inscritos no programa, com atividades específicas disponibilizadas para idosos.

Segundo o Coordenador de Programas Especiais, José Carlos de Souza, essa iniciativa é mais uma ferramenta para que o idoso possa melhorar a saúde e sua qualidade de vida. “Inicialmente, teremos 100 vagas, no entanto, conforme o interesse da população e dos empresários do setor de academias poderemos requerer, junto ao Estado, um maior número de vagas”, explicou.

Os interessados deverão procurar um dos pontos para inscrições levando cópias do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. É preciso ter frequência às aulas, pois do contrário, o idosos perderá direito ao benefício.

Os endereços das academias vinculadas ao programa podem ser verificados nos locais de inscrição. A prioridade é pela opção mais próxima à residência do interessado.

Confira a lista com os endereços dos locais para inscrição.

CRAS Canto do Forte (Rua Xixová, nº 1130 – Bairro Canto do Forte. Telefone 3473-3345);
CRAS Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/n, Bairro Vila Sônia. Telefone 3596-6668);
PIC Vila Alice (Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera. Telefone 3471-2120);
CRAS Melvi (Rua Marcelino de Oliveira, nº 44, Bairro Melvi. Telefone 3477-4983);
Conviver Caiçara (Rua Maria Antunes Navarro, nº 1.435, Bairro Caiçara. Telefone 3594-7497);
PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. Telefone 3473-6623).
Programa - O Programa Vida Ativa é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa auxiliar o idoso de baixa renda e vulnerabilidade social e que tenha prescrição médica indicando a prática de atividade física como medida preventiva ou curativa, no acesso à atividade física, desportiva e de lazer. Em Praia Grande, o programa acontece por meio de uma parceria do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Promoção Social (Sepros).

Idosos – Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa atende a mais de sete mil inscritos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.