Conscientização e esporte marcam Dia Internacional da Mulher em PG

Palestras, serviços e um torneio de vôlei prestaram homenagens

Por Luciano Agemiro | 8/3/2014

O Dia Internacional da Mulher serviu como referência para que elas recebessem diversas orientações em Praia Grande. Um evento reuniu dicas de legislação, beleza, nutrição e cuidados com a saúde. A festa teve como endereço o Conviver Ocian e atraiu mais de 500 pessoas ao local. Um torneio de vôlei adaptado para a terceira idade também marcou a data. Atletas com mais de 70 anos, de várias cidades participaram a disputa.

Por meio de uma parceria da Secretaria de Promoção Social (Sepros) com ONGs e outras secretarias da Administração, as mulheres que foram ao Conviver Ocian puderam realizar exames preventivos de câncer de boca, aferir a pressão arterial, corta e modelar cabelos e sobrancelhas, além de receber outros diversos serviços, como orientações sobre nutrição, benefícios dos alimentos, prevenção ao câncer de mama e diretos da mulher.

De acordo com a presidente da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), Ana Silvia Passberg de Amorim, essa é a sexta vez que o grupo participa de um trabalho voltado exclusivamente ao Dia Internacional da Mulher, no sentido de informa-las sob os seus direitos. “Antes, ninguém falava sobre violência contra a mulher, era muito mais difícil para ela. Hoje, com a Leia Maria da Penha, e a maior conscientização entre as mulheres, já é possível notar que há uma mudança benéfica para elas”, afirmou.

“Para mim, o Dia da Mulher é um momento de reflexão. Hora de olhar para trás e reconhecer a luta das mulheres que morreram em busca de seus direitos, que hoje nós temos. Não é para festejar, e sim para refletir. O ideal será quando não precisarmos mais de Delegacias da Mulher ou abrigos para as vítimas de violência”, acrescentou Ana.

Segundo a chefe de Divisão de Proteção Especial da Sepros, Vânia Gimenez, Praia Grande realiza um trabalho em prol do direito feminino em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para onde são encaminhadas para auxílio psicológico ou de saúde. “Todos os dias as mulheres tem os seus direitos violados. São necessárias ações preventivas para extinguir a violência contra a mulher”

A aposentada Maria Ester Gonçalves dos Santos, de 69 anos, passou pelo evento e aproveitou para aferir a pressão e ouvir as dicas das palestras de nutrição e direito das mulheres.

Maria acompanhou boa parte das mudanças que ocorreram em relação às mulheres nos últimos anos e sempre teve esperança de que as mudanças seriam para melhor, porém tem certa desconfiança em respeito ao futuro das mulheres.

“O tempo do patriarcalismo era muito ruim. Os homens tinham todo o poder e a mulher não podia opinar. Porém, em nosso país, há uma tendência de partir de um extremo para o outro. Hoje a mulher já começa a ser desvalorizada. A mulher ficou muito exposta, muito vulnerável e acho que tudo isso desvaloriza o sexo feminino”, ressalta.

Esporte – O torneio Lourdes Fernanda Lopes, de voleibol feminino adaptado para terceira idade, levou mais de 50 atletas de sete cidades do Litoral e do ABC ao Ginásio Mirins III, no Bairro Canto do Forte. As partidas ocorreram pela manhã e o campeão foi conhecido no início da tarde.

A Cidade de Cubatão levou a melhor ao derrotar São Bernardo do Campo na final, deixando o time do ABC em segundo lugar. Praia Grande bem que tentou, mas não conseguiu derrotar São Bernardo no primeiro jogo.

A realização do torneio ocorreu em parceria da Prefeitura de Praia Grande com a Confederação Brasileira de Esportes Adaptados a Terceira Idade (CBEATI).

Origem da data – Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e pediam melhores condições de trabalho, como redução na carga diária para dez horas (a exigência era de 16), igualdade de salários (algumas recebiam apenas um terço do salário deles, para executar a mesma tarefa) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência em um ato desumano. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Mas somente no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.