Moradores do Caieiras discutem melhorias para a Cidade

Loteamento sediará a próxima oficina do Plano Diretor Municipal

Por Luciano Agemiro | 23/5/2014

Os moradores do loteamento Caieiras, no Bairro Tupiry, são os convidados para um encontro muito importante, na próxima segunda-feira (26), a partir das 18h. É a 15ª oficina de discussão do Plano Diretor Municipal (2016-2025). Diversos setores da Prefeitura estarão na Escola Municipal Roberto Shoji para ouvir as propostas de quem mora naquela região. O Plano Diretor serve para organizar o crescimento e o funcionamento de um município.

Planejar o futuro da Cidade não é uma tarefa simples para a Administração, no entanto, com a ajuda dos munícipes, essa tarefa pode se tornar mais prática e objetiva. Por isso, desde o mês de maio do ano passado, os moradores de Praia Grande são convidados a participarem das discussões dos temas propostos para que, assim, colaborem com o crescimento da Cidade.

Nas oficinas, os técnicos de cada tema apresentam como funciona cada setor. Após a explicação, a população é convidada a dar ideias para o funcionamento dos serviços nos próximos anos.

“Esse é o momento em que pedimos para que cada morador exerça seu papel de cidadão. Quem não participa até tem o direito de questionar. Mas essa ausência na discussão do Plano Diretor fará diferença daqui a três ou quatro anos”, ressalta o prefeito Alberto Mourão.

No total, são 12 temas discutidos de forma individual, que geram um plano setorial específico. Veja os assuntos propostos para a discussão:

1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer

Segundo o responsável pela Secretaria de Planejamento (Seplan), Luiz Fernando Lopes, as propostas recebidas nas reuniões anteriores já estão sendo analisadas para os planos setoriais. “As novas ideias citadas pela população também entrarão na elaboração destes planos”, ressalta.

A organização das oficinas é feita pela equipe da Seplan, com o apoio de outros setores como a Secretaria de Comunicação (Secom), que cede profissionais para registrar e transformar em documentos todas as propostas da população, e a Subsecretaria de Ações de Cidadania, responsável por divulgar as oficinas aos moradores.

A E.M. Roberto Shoji fica na Ildefonso Galeano, nº 100, no Bairro Tupiry.
As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano.

Confira o cronograma atualizado:

Data - Local - Bairro atendido
26/05 - E.M. Roberto Shoji – Caieiras;
04/08 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina;
18/08 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim;
08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis;
22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda;
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.

Internet - No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.