PG promove evento para contratação de pessoas com deficiência

Ação será realizada na sexta-feira (30) no PAT da Cidade

Por Ludmila Pilipavicius | 27/5/2014

Foto Indisponivel

Praia Grande realiza nesta sexta-feira (30) o Dia D para Contratação de Pessoas com Deficiência. O objetivo é mobilizar a sociedade e evidenciar as potencialidades das pessoas com deficiência integrando vários serviços em um só lugar. O atendimento será feito no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Cidade, das 9 às 16 horas.

Esta é a primeira vez que o evento será realizado na região e Praia Grande foi escolhida para integrar os serviços graças à estrutura do PAT da Cidade, que conta com salas para entrevista totalmente acessíveis às pessoas com deficiência, banheiro adaptados e funcionários com conhecimento em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

De acordo com dados da secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) mais de 9 milhões de pessoas em todo o Estado têm algum tipo de deficiência. Entretanto, a dificuldade em conseguir um emprego ainda é grande, conforme ressalta o chefe da Divisão de Trabalho da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), Ivanildo Martins Braga. “Embora exista uma lei que regulamente a contratação de pessoas com deficiência, essa é uma questão muito mais de conscientização do que jurídica. É preciso que os empregadores enxerguem o potencial dos deficientes no mercado de trabalho”.

A lei a qual Braga se refere é a 8.213, de 24 de julho de 1991, que prevê cotas para portadores de deficiência no mercado de trabalho. Ela determina que as empresas que têm de 100 a 200 empregados devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência, que pode ser visual, auditiva, física ou mental. Para as empresas que têm de 201 a 500 empregados, a cota reservada aos portadores de deficiência é de 3%. Para as que têm de 501 a mil empregados, de 4%. E de 1.001 em diante, 5%.

Além do encaminhamento para as vagas, o PAT vai realizar também a emissão de carteiras de trabalho no caso das pessoas que ainda não possuem o documento.
Os candidatos precisam levar RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS (além de foto 3x4 no caso de quem vai tirar a carteira de trabalho).

Já as empresas que tiverem interesse em participar da ação divulgando as vagas disponíveis para pessoas com deficiência devem entrar em contato com o PAT na sede da Sedettra ou pelo telefone 3474-4856.

O endereço do PAT é Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude (próximo ao PS Quietude).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.