Segurança é tema de reunião da Comissão Municipal de Emprego

Comandante da Guarda Civil Municipal foi o convidado do encontro

Por Ludmila Pilipavicius | 30/7/2014

A contribuição da Administração Municipal na Segurança Pública foi o tema da palestra ministrada na manhã desta quarta-feira (30) pelo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, Marco Alves dos Santos, durante a reunião mensal da Comissão Municipal de Emprego.

Além de membros da comissão, o encontro contou também com a participação de integrantes de organizações não governamentais (Ongs), comerciantes e moradores.

O comandante iniciou a palestra chamando a atenção para o fato de que segurança pública não se faz apenas com polícia nas ruas, mas que depende também do envolvimento da comunidade. “A competência do Município é a prevenção, que conseguimos desenvolver por meio do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), por exemplo, cujo objetivo é justamente essa proximidade com a população, em busca da solução de problemas de ordem social”.

Os projetos que estão em andamento pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), como o “Crack, é Possível Vencer” e a ampliação da Central de Videomonitoramento, também foram explorados pelo comandante.

Integrante da Associação de Mulheres para Organização Social (Amos), Juliana Aparecida Evangelista de Oliveira reconheceu que conhecia superficialmente o tema, que para ela deve ser ainda mais abordado entre a sociedade. “As pessoas criticam, mas não sabem como funciona essa estrutura. Depois do que ouvi hoje pretendo passar um pouco dessa experiência às freqüentadoras da entidade”.

Esse foi o objetivo do presidente da Comissão Municipal de Emprego, Marivaldo Silva Lopes, ao convidar o comandante da GCM para participar da reunião. “Os comerciantes e empresários temem o quadro de insegurança que nossa região vive atualmente. É importante mostrar o que o Município está fazendo para auxiliar na diminuição da criminalidade”.

A próxima reunião da Comissão está programada para ser realizada no dia 27 de agosto, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, localizado no Edifício Beatrix, no Boqueirão. As reuniões são abertas aos comerciantes, empresários e população em geral.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.