Nova Mirim receberá oficina do Plano Diretor

Moradores do Bairro poderão dar sugestões para crescimento da Cidade

Por Luciano Agemiro | 14/8/2014

Para quem é morador do Bairro Nova Mirim, a próxima segunda-feira (18) será um dia muito importante. Diversos setores da Prefeitura estarão reunidos na Escola Municipal Governador Mário Covas para ouvir a opinião da população. As sugestões serão usadas para a revisão do Plano Diretor do Município (2016-2025). O encontro começa às 18h e qualquer pessoa poderá participar.

Esta será a 17ª oficina de discussão do Plano Diretor Municipal. Um dos assuntos discutidos é a Mobilidade Urbana, que trata de melhorias para o deslocamento das pessoas, tanto para quem usa ônibus quanto para quem tem carro.

Segundo a secretária de Transporte de Praia Grande, Rachel Auxiliadora Chini, a oficina discute a importância do resgate dos espaços públicos, priorizando o pedestre, o ciclista e o transporte público coletivo em geral. “A participação da população é essencial, pois as propostas sugeridas poderão ser incorporadas na criação do Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande, que já está em andamento”.

No total, são 12 os temas, incluindo Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico, discutidos de forma individual, que se transformarão em planos setoriais específicos. Todas as propostas recebidas se juntarão às das reuniões anteriores e serão analisadas para os planos setoriais.

Os assuntos propostos são:

1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário de Planejamento, Luiz Fernando Lopes, a discussão é importante para a população, pois o Plano Diretor serve para organizar o crescimento e o funcionamento do Município. “Desde o mês de maio do ano passado, os moradores de Praia Grande são convidados a participarem das discussões dos temas propostos para que, assim, colaborem com o crescimento da Cidade”.

A E.M. Governador Mário Covas fica na Avenida Júlio Prestes de Albuquerque, nº 1.000. Para participar, basta levar o RG original. As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano. Confira o cronograma atualizado:

Data - Local - Bairro atendido
18/08 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim;
08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis;
22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda;
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.

Internet - No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.