Encontro Estadual sobre Adoção atrai mais de 200 pessoas em PG

Evento gratuito foi realizado no sábado (6), no Bairro Mirim

Por Jaqueline de Marco | 6/9/2014

Debates e workshops sobre o conceito e a importância do lar adotivo e diálogo entre dirigentes e familiares marcaram o XII Encontro Estadual de Grupos de Apoio à Adoção, realizado no sábado (6), em Praia Grande. O evento gratuito reuniu mais de 200 pessoas e contou com representantes de aproximadamente dez instituições ligadas à área, de todo estado de São Paulo. O encontro, realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi organizado por entidades como o Grupo de Apoio à Adoção "Laços de Amor" (Gaala) e contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Promoção Social (Sepros).

Os trabalhos tiveram início às 8h30, com credenciamento dos participantes, e seguiram até as 16 horas, com a avaliação e reflexões sobre os temas debatidos. Ao longo do dia, foram realizados workshops com o vice-presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, Paulo Sérgio Pereira dos Santos, voltados aos militantes da causa, e com a Psicóloga Maria Altina Pereira Teixeira, para os pais adotivos, pretendentes a adoção e comunidade em geral.

Em 2014, a Baixada Santista realizaria o terceiro encontro regional sobre o tema, quando surgiu o convite para sediar o evento estadual. Estavam presentes grupos de diversas cidades como Embu das Artes, Ourinhos, Jaboticabal, Cubatão, Santos, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Gaala, Júlia Leal, a ação é uma importante oportunidade para troca de experiências e informações entre os dirigentes. “São Paulo, hoje, é o estado com mais grupos de apoio à adoção no País e a articulação entre eles é muito importante para o sucesso dos trabalhos realizados. Por isso, encontros como este são essenciais”, explicou.

Quem também participou do evento foi o juiz integrante da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Alexandre Gonzaga Baptista dos Santos, militante na causa há 15 anos e que tem dois filhos adotivos. “O evento é um importante instrumento para o alinhamento de ideias entre pais e grupos de apoio à adoção. E para quem trabalha na causa é um momento de articulação para se firmarem junto à rede protetiva das suas cidades”.

Para a representante da Sepros no evento, a chefe de Proteção Especial da Criança e Adolescente, Mônica Pimentel dos Santos, o evento foi um sucesso. “É muito gratificante ver tanta gente reunida em prol de uma causa tão importante não somente para a nossa Cidade, mas para todo Brasil. Estes grupos fortalecem pais que estão em processo de adoção e, em especial, aqueles que adotam crianças da nossa rede. Estão todos de parabéns pelo trabalho”, concluiu.

Interessados em saber mais sobre as ações desenvolvidas pelos grupos de apoio à adoção podem entrar em contato com o Gaala através do telefone (13) 3016-6152.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.