Unidade do Creas é inaugurada no Bairro Esmeralda

Serviço atenderá aos moradores de toda a Cidade

Por Luciano Agemiro | 11/9/2014

A partir de agora, o atendimento especializado para adultos vítimas de violência, será feito no Bairro Esmeralda. Na quarta-feira (10), o prefeito Alberto Mourão inaugurou a unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que vai atender aos moradores de toda a Cidade. Esta ação faz parte do Programa Avança PG, o plano de metas da Administração para o triênio 2014-2016.

Segundo a chefe da Divisão de Proteção Especial, Vania Gimenes, ao chegar no local, o adulto que teve o seu direito violado (vítima de algum tipo de violência) será atendido por uma assistente social ou uma psicóloga, e, em seguida, a coordenação da unidade vai direcionar o casos para acompanhamento. “Se necessário, realizamos visitas domiciliar ou aos familiares da vítima e também encaminharemos esta pessoa para o registro do Boletim de Ocorrência”, explica Vânia.

O serviço, que antes funcionava ao lado da Secretaria de Promoção Social (Sepros), no Bairro do Boqueirão, agora foi direcionado para uma região que permite melhora no atendimento. Na unidade antiga, ficam apenas os atendimentos para crianças e adolescentes, vítimas de violência.

Para a secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, a descentralização do atendimento é uma medida que permite a especialização da equipe. “Esta unidade contará com profissionais formados no atendimento específico aos adultos. Todos ganham com essa especialização, tanto o profissional, quanto o morador”.

De acordo com o prefeito, o Creas é mais uma das obras previstas dentro do Programa Avança PG, que beneficia os moradores de maneira coletiva. “Descentralizar os serviços de especialidades da Assistência Social permite que tenhamos um suporte maior e melhor ao atendimento da população. Um bairro como o Esmeralda, que tem mais de 70 mil habitantes, será muito beneficiado por este novo serviço”.

Durante o discurso de inauguração, Mourão ressaltou a dedicação dos funcionários da Sepros nas ações diárias e prestação de serviços à população. “É impressionante a harmonia que existe entre os setores. Isso me deixa muito feliz, porque assim conseguimos caminhar e ampliar os serviços dedicados aos munícipes”.

O atendimento do Creas instalado no Bairro Esmeralda será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Ana Pereira de França, nº 295, ao lado do Cafe Sérgio Mainente. O telefone para mais informações é o 3496-5044.

Avança PG – Lançado no final do ano passado pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

A instalação da nova unidade do Creas pertence ao eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do Município. Entre outras, o eixo abrange também ações como a construção de mais quatro unidades do Programa Conviver.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.