Oficina do Plano Diretor no Esmeralda totaliza 37 propostas

Cerca de 150 pessoas participaram do evento

Por Pedro Sbravatti | 23/9/2014

A 19ª oficina de discussão para revisão do Plano Diretor (2016-2025) de Praia Grande, realizada no Bairro Esmeralda, totalizou 37 propostas formuladas. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, realizado na segunda-feira (22), na Escola Municipal Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo.

No total, 12 temas foram discutidos de forma individual, entre eles Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico. Todas as propostas elaboradas pelos moradores do Esmeralda e também áreas vizinhas se juntarão às das reuniões anteriores realizadas em outros bairros do Município e serão analisadas para os planos setoriais.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ressaltou que o Plano Diretor serve para organizar o crescimento e desenvolvimento buscando qualidade de vida e o funcionamento do Município. “Os munícipes devem aproveitar a oportunidade de discutir as ações. O apoio da sociedade nesse processo é fundamental”.

Durante a abertura do evento, Mourão informou aos munícipes sobre investimentos e as obras que serão desenvolvidas no Esmeralda e demais bairros da região nos próximos meses. Destaque para a pavimentação de vias, construção de novas escolas e ampliação de outras já existentes e modernização do sistema de iluminação pública. “Será construída também uma nova unidade de Saúde da Família (Usafa) na divisa do Esmeralda”, adiantou.

Propostas – A oficina de Saúde foi a que contou com o maior número de participantes: 38 pessoas. A dona de casa Luzinete Santana, residente no Esmeralda, decidiu fazer parte deste eixo de discussão. A munícipe analisou de forma positiva a troca de informações durante o debate. “A área da Saúde acaba atingindo a maior parte da população. Minha proposta foi para agilizar os resultados dos exames realizados nas unidades. Todos deveriam participar”, disse.

Na área de Mobilidade Urbana, os temas ciclovia e transporte público polarizaram os trabalhos. Ao final, sete propostas foram elaboradas. Entre elas, desenvolvimento de novas campanhas educativas com motoristas, ciclistas e pedestres; e criação de uma linha expressa de ônibus que interligue os extremos da Cidade com maior agilidade.

Agenda - A etapa de discussão para revisão do Plano Diretor, com total de 21 reuniões, entrou em sua reta final. A abertura dos trabalhos foi em maio do ano passado. Serão mais dois encontros. O próximo ocorrerá no dia 13 de outubro, na Escola Municipal Wilson Guedes, no Samambaia. A reunião final está agendada para o dia 3 de novembro, na Escola Municipal Joaquim A. F Mourão, no Melvi.

Internet - No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.