Baile da Primavera leva clima da estação ao Palácio das Artes

Mais de 800 pessoas participaram da festa, alguns pela primeira vez

Por Luciano Agemiro | 25/9/2014

A chegada da estação das flores foi marcada em grande estilo pela melhor idade de Praia Grande. Mais de 800 pessoas compareceram ao Baile da Primavera, realizado na quarta-feira (24), no Palácio das Artes (PDA). Quem participou pôde relembrar os anos 70 e 80 e se divertir na pista de dança. O destaque desta edição foi a participação masculina. O Baile da Primavera foi voltado aos maiores de 50 anos e faz parte das ações do Programa Avança PG.

As flores, claro, não poderiam faltar. Todas as mesas foram decoradas com arranjos variados e coloridos. Nas roupas dos convidados, mais flores. Homens e mulheres se divertiram dançando ao som de músicas ao vivo, como nos bailes de outrora. Eles, muito animados, perderam a timidez e marcaram presença na pista de dança.

Morador do Canto do Forte, o aposentado João Zani, de 71 anos, participou pela primeira vez de um baila no PDA. Trouxe a parceira do jogo de bocha, Nilda Vidal, de 69 anos, para curtir a festa. “Está muito gostoso, ótimo. Dá para se divertir muito”.

Outro que mostrou que é pé de valsa foi o aposentado Arthur Budimaitl, de 84 anos, que participa do evento pela quarta vez. Acompanhado de uma amiga na pista de dança, mostrou que tem muita disposição. “Isto é ótimo, maravilhoso. Gosto muito de participar dos bailes”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, que sempre participa dos bailes, os homens costumam ser mais tímidos, por isso, nem sempre vão a estes eventos. “E quando comparecem, ficam com vergonha de aproveitar a pista de dança. Ao menos hoje resolveram atender ao apelo das mulheres e elas têm parceiros para dançar”.

De acordo com a secretária de Promoção Social de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, o tema do baile teve um significado especial. “Junto com o colorido das flores, a primavera traz um clima de renovação, de felicidade. Justamente a nossa proposta para a terceira idade do Município. A oportunidade de reinventar a vida, ter novas possibilidades, ampliar horizontes. Uma nova chance de realizar os sonhos”.

Avança PG – Lançado no final do ano passado pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

O Baile da Primavera é uma das atrações do Programa Baila Comigo, inserido no eixo “Cidade Solidária” do avança PG. O eixo incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município. Entre as metas, a inauguração de mais quatro unidades do Programa Conviver, além da ampliação de duas que já estão em funcionamento.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Um dos principais responsáveis por este feito é o Programa Conviver, destinado aos maiores de 50 anos, que permite a oferta de entretenimento e atividade física. São quatro unidades instaladas nos Bairros Guilhermina, Boqueirão, Ocian e Caiçara. Mais de 7 mil pessoas já se inscreveram no Conviver.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.