Conviver Ocian festeja Dia do Idoso

Mais de cem pessoas participaram de atividades físicas ao ar livre

Por Luciano Agemiro | 3/10/2014

Foto Indisponivel

As homenagens ao Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) continuam em Praia Grande. Nesta sexta-feira (3), cerca de 120 frequentadores da unidade Maria Fernanda Albuquerque de Campos, do Programa Conviver, participaram de uma manhã de exercícios na pista municipal de Atletismo, no Bairro Sítio do Campo. Entre as atividades, alongamento, ginástica e caminhada. Tudo feito para mostrar que a terceira idade atualmente tem muita disposição.

Primeiro, instruções sobre a atividade física na terceira idade. Os cuidados para evitar lesões e os movimentos ideais para aumentar a resistência e diminuir as dores. “O certo é consultar um médico e verificar as condições físicas, antes de mais nada. O acompanhamento médico deve ser mantido e na hora de praticar os exercícios, começar devagar, sem exageros. A dor é o sinal que o corpo usa para avisar a hora de parar”, explica a professora de educação física Maria Lúcia de Jesus Silva.

Após a atividade física, dicas nutricionais e em seguida, os idosos conheceram as instalações do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde.

Segundo a diretora da unidade, Maria Teresa Venere Murata, a ideia do passeio foi diferente já que os idosos pudessem festejar a data com atividades fora de suas rotinas. “O objetivo foi mostrar a disposição dos frequentadores da nossa unidade e proporcionar novas experiências para estas pessoas. Muitas destas pessoas ainda não conheciam este espaço”.

Uma dessas pessoas, a aposentada Helena Fernandes Lourenço Dias, de 75 anos, mora no Bairro Ocian e nunca tinha visitado o local. “Adorei participar desta atividade. O local é agradável e vou pedir para minha filha me trazer aqui mais vezes”.

O parque tem diversas áreas para a prática de atividade física. Pistas de caminhada, academia para idosos e quiosques cobertos. Para quem quiser aproveitar, a entrada é gratuita o espaço fica ao lado do Terminal Tude Bastos.

Dia do Idoso - Comemorada internacionalmente no dia 1º de outubro, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria.

No Brasil, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.