Programa Conviver completa 21 anos

Baile dos anos 60, na unidade Guilhermina, marcou a data

Por Luciano Agemiro | 6/10/2014

A melhor idade de Praia Grande está em festa. O Programa Conviver completou 21 anos de atividades. A comemoração aconteceu na sexta-feria (3), na unidade Guilhermina, a primeira do Programa. Um baile dos anos 60 foi organizado para marcar a data. Mais de 200 pessoas participaram da festa, que teve, inclusive, bolo de aniversário e ‘Parabéns a Você’.

A decoração tinha discos de vinil espalhados pelas paredes, dentro e fora do salão de festas. Caracterizados com roupas da época, os convidados se divertiram com as músicas dos anos 60, fazendo coreografias. Luzes coloridas completavam o clima de baile. Frequentadores de diversas unidades voltadas ao atendimento da terceira idade participaram da festa, incluindo idosos moradores do Lar São Francisco de Assis.

Duas das mais antigas frequentadoras do Conviver, Olívia Viudes Botta, de 82 anos e Lourdes Martins de Sevilha, 81 anos, estiveram presentes na festa e ainda ajudaram a apagar a vela do bolo.

Olivia frequenta o Conviver há 18 anos, e atualmente, na unidade Guilhermina, ensina outras frequentadoras a fazer sapatinhos e mantas para preparar enxovais que serão doados às famílias carentes do Município. “Aqui é minha segunda casa. Já fiz muitas amigas, costuro. Adoro vir para cá”.

Já Lourdes é adepta do Conviver há pelo menos 15 anos. Começou com a pintura em tecido, depois foi para a aula de costura e passou até pela hidroginástica. “Eu acho tudo isso aqui maravilhoso”!

Há 11 anos, Maria Aparecida de Freitas Ferreira é a diretora do Conviver Guilhermina, a unidade mais antiga do Programa. Ao longo do período que está à frente da unidade, pôde acompanhar a evolução do programa. “Aqui é uma fábrica de sonhos. Acompanhei várias pessoas que chegaram aqui sem perpectivas e alcançaram seus sonhos de ter uma vida mais saudável, um corpo mais bonito e muito mais disposição para aproveitar a vida.”

Para a secretária de Promoção Social de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, o futuro do Conviver é avançar ainda mais, até porque serão inauguradas mais três unidades no próximo ano. “Quando criamos o ponto de encontro, com 20 pessoas, imaginávamos várias ações. Só não sabíamos que isso aconteceria tão rápido. Este trabalho denota todo o compromisso da Administração com a terceira idade. Isso só trará benefícios para as pessoas”.

Início - O Programa Conviver começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Promoção Social para conversar, costurar e tricotar. Depois, o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento, foi necessário mudar para uma sede própria, que ficava na Rua Osvaldo de Oliveira. De lá, o grupo se mudou para a Rua Botafogo, onde permaneceu durante alguns anos.

Mais pessoas recorreram ao Conviver Guilhermina e por isso era necessário um espaço que comportasse a demanda, por isso a unidade passou a funcionar no atual endereço, na Rua Audália Pereira Gomes, nº 245.

O programa surgiu para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária.

Mais três unidades foram instaladas. No Bairro Caiçara, em 18 de janeiro de 2007; no Bairro Boqueirão, em 7 de janeiro de 2008 e a última, no Bairro Ocian, inaugurada em 6 de maio de 2008. Nos próximos 2 anos, mais quatro unidades devem ser inauguradas nos Bairros Tupi, Antártica, Esmeralda e Mirim.

Idosos – Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente, o programa atende a mais de nove mil inscritos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.