Profissionais do SAMU farão curso sobre produtos perigosos

Orientações serão passadas em dois módulos por técnicos de PG

Por Ludmila Pilipavicius | 22/10/2014

A Defesa Civil de Praia Grande vai ministrar um curso básico sobre produtos perigosos voltado aos profissionais que atuam no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel em Urgência). O curso será realizado nos dias 30 de outubro e 24 de novembro, pelo engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, Luciano Gomes Souza, na sede da Secretaria de Saúde (Sesap) do Município, das 9 horas ao meio-dia.

A ideia de ministrar o curso surgiu após a realização de um simulado de um acidente com produtos químicos, em agosto, na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande. Na ocasião, toda a situação foi cuidadosamente planejada para que o ambiente real da situação fosse reproduzido. Viaturas dos Bombeiros, ambulâncias do SAMU, equipes da Ecovias, especialistas em produtos químicos e técnicos da Defesa Civil de Praia Grande estavam entre os integrantes do grupo que participou da simulação. Participaram também agentes de trânsito e representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Serviços Urbanos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Credídio, baseados na avaliação feita do simulado, os técnicos do setor perceberam a necessidade de colaborar com as equipes do atendimento de urgência fornecendo informações específicas sobre produtos perigosos. “Esta é a primeira vez na região que o SAMU vai receber esse tipo de treinamento. A ideia é, posteriormente, aplicar o treinamento também aos agentes de trânsito da Cidade e aos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM)”.

Ele explicou ainda que o objetivo do curso é passar noções de manuseio, cuidados e atendimento emergencial com produtos perigosos. “São informações importantes tanto no atendimento quanto para evitar também que o profissional dessas áreas venha a se ferir numa situação real”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.