Campanha visa prevenir acidentes com relâmpagos

Faixas e panfletos vão orientar as pessoas

Por Sílvia Carvalho | 29/10/2014

O Brasil é um dos países com maior incidência de relâmpagos no mundo. De acordo com os dados do Instituto Geológico (IG), ocorreram 130 acidentes em 2013 no país. Para diminuir a incidência de acidentes desse tipo, a Defesa Civil de Praia Grande lança nas próximas semanas a campanha “É verão!!! Cuidado com os relâmpagos”. Faixas e panfletos serão confeccionados e distribuídos por pontos estratégicos da Cidade.

O verão é caracterizado como uma estação de sol e calor, mas também por violentas pancadas de chuvas, principalmente entre os meses de dezembro a março. Segundo a técnica da Defesa Civil da Cidade, Patrícia Fernocchio, durante a Operação Verão, o objetivo da campanha de orientação é minimizar os efeitos das chuvas e tempestades, por meio de planos preventivos de contingência.

A Operação Verão é realizada em conjunto com outros órgãos e com a participação da sociedade. Para o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Credidio, a campanha é uma forma de alertar os moradores e turistas. “Durante as chuvas e tempestades, a população deve procurar um local seguro para se abrigar. Queremos evitar que ocorram acidentes em nossa Cidade”.

Prevenção - Para que a população se proteja, a Defesa Civil dá algumas dicas preventivas durante as tempestades: nunca ficar perto de postes e árvores; proteger-se em casa, abrigos ou carros; na praia sair imediatamente em caso de raios e procurar abrigo; se estiver no campo sem abrigo próximo e exposto à tempestade, manter os pés unidos, ajoelhar-se e curvar-se para a frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.