Usafas e Multiclínicas recebem serviços de revitalização

Munícipes atendidos nos locais são diretamente beneficiados

Por Pedro Sbravatti | 12/11/2014

As unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas de Praia Grande estão recebendo diversos serviços de revitalização. As melhorias e manutenções desenvolvidas nesses locais beneficiam diretamente os munícipes e também os profissionais que contam com maior estrutura. O atendimento nos espaços não foi suspenso nem prejudicado durante a realização dos trabalhos.

Esses serviços solucionam algumas demandas geradas devido o crescimento dos serviços prestados por conta do aumento da população. Todos os procedimentos são realizados pela Divisão de Manutenção de Prédios e o Departamento de Manutenção, ambos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade.

Desde o início deste governo, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e o secretário de Saúde Pública, Francisco Jaimez Gago, visitaram o maior número possível de Usafas e Multiclínicas em busca de informações e relatos dos munícipes e servidores municipais. O principal objetivo era diagnosticar o que poderia ser melhorado no atendimento à população.

A engenheira e chefe do Departamento de Manutenção da Sesap, Normélia Carvalho Luz, comentou que paralelamente a esta iniciativa do prefeito, a secretaria iniciou um levantamento criterioso de todos os seus prédios. Todos os dados foram tabulados em um relatório que contou com fotos das unidades. “O material foi apresentado ao secretário de Saúde Pública, Francisco Jaimez Gago, e serviu como base para a elaboração de pequenos projetos e a realização dos serviços”.

Entre as ações já realizadas, destaque para: troca das placas das unidades com a nova identidade visual da Administração Municipal, instalação de novos portões e troca de vidros em equipamentos, pintura de gradis, portões e muros internos e fixação de faixas de segurança nas portas de vidro.

As unidades também receberam intenso serviço de limpeza com a lavagem externa e interna dos locais. Cada equipamento passou a contar com uma lavadora de alta pressão para facilitar os trabalhos de manutenção.
Outros projetos já estão em andamento. As Usafas Samambaia e Ribeirópolis já contam com mural de 3 metros de comprimento e caixas de acrílico para colocação de informações, comunicados e campanhas. A iniciativa se estenderá para as demais unidades.

Normélia explicou que outra iniciativa que está em andamento foi uma sugestão do próprio prefeito após suas visitas. “Os armários de ferro estão sendo substituídos por divisórias de ardósia. As Usafas Vila Sônia, Tupiry e Caiçara já possuem o equipamento. A praticidade é o maior benefício, além da facilidade para limpeza do espaço. O projeto dos bicicletários está em fase final de formatação”.

Avança PG - Esses serviços fazem parte das metas estipuladas no programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Novas unidades – De acordo com cronograma da Sesap, Praia Grande ganhará seis novas Usafas nos próximos anos. As obras da Usafa Nova Caiçara já estão em andamento.

O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, ressaltou que a Administração Municipal segue investindo maciçamente no setor. “Desta forma daremos um salto de qualidade e também do número total de vagas na Atenção Básica, porta de entrada do sistema. Fora isso, o investimento também está direcionado para as Especialidades Médicas já registrando um aumento da oferta de consultas”.

Em janeiro deste ano, a Cidade inaugurou a unidade do Bairro Esmeralda. O equipamento, que conta com modernas instalações, beneficia população de cerca de 14 mil pessoas residentes naquela região do Município.

O investimento para a obra foi de R$ 718 mil. A liberação do recurso, por parte do Ministério da Saúde, ocorreu por conta de uma solicitação do prefeito do Município, Alberto Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal.